Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar contra a covid-19

Apresidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu este domingo a possibilidade de uma empresa se recusar a contratar um trabalhador caso este se recuse a tomar a vacina contra a covid-19.

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar contra a covid-19

Apresidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu este domingo a possibilidade de uma empresa se recusar a contratar um trabalhador caso este se recuse a tomar a vacina  contra a covid-19.

“Como empresário, posso decidir com quem assino um contrato”, afirmou a austríaca Christa Schweng em entrevista à agência de notícias espanhola Efe.

LEIA MAIS Covid-19: Moderna fornecerá dois milhões de vacinas adicionais ao Reino Unido

No entanto, para a presidente da CESE, a vacina não deverá ser obrigatória e que os primeiros a serem vacinados deverão ser os profissionais de saúde.

“O trabalhador pode decidir se quer trabalhar ou não e no caso em que lhe seja exigida a vacina para poder assinar um contrato, ainda que se teria de ver se um empresário quer apenas pessoas vacinadas na sua empresa. Não sei o que farão”, ressalvou.

Até ao momento, a União Europeia assinou acordos com a Pfizer e BioNTech, AstraZeneca, Sanofi-GSK e Johnson & Johnson, e concluiu negociações com a CureVac e Moderna.

LEIA MAIS Covid-19: Surto em lar de Serpa com 13 utentes e três funcionários infetados

Texto: Marta Amorim

 

Impala Instagram


RELACIONADOS