Aberto inquérito às forças policiais francesas por abaterem emigrante português (vídeo)

Um homem português foi morto pela polícia francesa depois de ter ameaçado os agentes com uma arma branca. Veja a gravação de todo o incidente

Um homem de nacionalidade portuguesa emigrado em França foi abatido pelas forças policiais após ter ameaçado com uma arma branca os agentes que o abordaram.

Segundo as autoridades, foi aberto um inquérito da Inspeção-Geral da Polícia Nacional francesa com o objectivo de apurar se os disparados dos agentes sobre o emigrante português se justificam perante a ameaça que este representava no momento incidente.

Como tudo se passou

Luís, de 48 anos, começou por ameaçar uma pessoa com uma faca, em plena rua, na cidade de Châlette-sur-Loing. Após as autoridades terem sido alertadas, três agentes foram encaminhados para a morada do emigrante português. Quando a polícia chegou, Luís fugiu para dentro do seu carro.

Os polícias dirigiram-se à viatura e tentaram abordar o homem, sem sucesso. Acabaram por bloquear o carro do emigrante com uma carrinha Renault, numa tentativa de conseguir ter um diálogo e chamá-lo à razão.

Foi nesse momento que Luís terá ameaçado matar os agentes com uma arma branca dizendo ainda que ia colocar engenhos explosivos naquela localidade. De armas apontadas ao português, um dos agentes tentou partir um dos vidros do carro com um bastão. De imediato, o homem consegue fazer marcha-atrás, afastar o Renault colocado pelas autoridades e fugir.

Apesar de ainda ter subindo um passeio e conseguido andar uns metros, Luís acabou por morrer baleado pela polícia francesa.

Luís tinha problemas mentais e era conhecido pelos habitantes e autoridades da localidade

Segundo testemunhas, o homem já era conhecido das autoridades e habitantes locais visto que sofria de doenças mentais. O emigrante português, que já tinha antecedentes criminais, estava àquela data a tentar tratar-se. De acordo com o France Bleu, Luís vivia com a mãe, que se encontra ausente de férias em Portugal.

A polícia descartou de imediato a possibilidade do incidente estar relacionado com terrorismo.

 

Clique play e veja as imagens do incidente gravadas pelos vizinhos.

 

 

Veja também:




Impala Instagram


RELACIONADOS