Última Hora: Mais de 250 pessoas foram evacuadas do metro

A estação de Parsons Green, em Londres, acabou de ser palco de uma explosão numa carruagem do metropolitano. (em atualização)

Uma explosão numa carruagem do metropolitano, em Londres, está a provocar o caos na capital inglesa nesta manhã de sexta-feira, dia 15 de setembro. Segundo avançam vários órgãos de comunicação social britânicos, a explosão terá originado alguns feridos.

Vários agentes e ambulâncias já estão na estação de Parsons Green – zona oeste da cidade – sendo ainda não foi oficialmente revelada a origem do incidente.

Metropolitan Police faz comunicado:  “estão a decorrer uma busca incessante pelo autor do engenho artesanal”

Em comunicado, as autoridades policiais de Londres garantiram que estão a examinar as gravações de centenas de câmaras de vigilância da linha de metropolitana londrina. As autoridades afirmaram que vão identificar quem esteve por detrás do incidente desta manhã de 15 de setembro.

“Os responsáveis vão ser apanhados!”, sublinhou o comissário da Scotland Yard, Mark Rowley, no referido comunicado

A London Fire Brigade revelou que os bombeiros londrinos chegaram ao local do incidente três minutos após as autoridades terem sido alertadas, esta manhã.

“Os bombeiros ajudaram a evacuar cerca de 253 pessoas no metro, que não estavam envolvidas no incidente”, declarou Tom George, director de operações da London Fire Brigade.

NSH confirma 22 feridos

As autoridades de saúde registaram 22 feridos ligeiros, vítimas da explosão na linha de metro londrina. Segundos a mesma fonte, 18 feridos foram levados do local do incidente para várias unidades hospitalares e quatro dirigiram-se pelos próprios meios para os estabelecimentos de saúde.

Autoridades desmentem um segundo engenho explosivo ou agressor com arma branca no metro

Vários meios de comunicação ingleses e internacionais noticiaram a possibilidade das autoridades terem desactivado um segundo engenho explosivo e de ter ocorrido outro incidente envolvendo, alegadamente, um homem com uma arma branca. A Metropolitan Police negou ter sido reportado qualquer dos incidentes referidos e acrescentou ainda que mais nenhum incidente ocorreu depois da confirmada “explosão”, na estação de Parsons Green.

Forças policiais garantem que dispositivo explodiu apenas parcialmente

Numa primeira análise ao engenho que causou a alegada explosão, as autoridades apuraram que se trata de um Dispositivo Explosivo Improvisado, ou seja feito artesanalmente, e explicaram ainda que este não terá explodido totalmente.

Segundo declarações prestadas à BBC, o dispositivo tinha um relógio incorporado.

Incidente provoca 18 feridos confirmados

A London Ambulance Service confirmou que 18 pessoas foram transportadas para várias unidades hospitalares após o incidente no metro de Londres. Numa das vítimas encontra-se em perigo de vida.

Comunicação social britânica avança evacuação de casas na zona de Parsons Green

O jornal The Guardian, que está a acompanhar o decorrer do incidente em Londres revelou que as autoridades encerraram a Fulham Road e que apenas é permitida a entrada a ambulâncias, no perímetro à volta da estação de Parsons Green. Apartamentos e casas na zona estão a ser evacuadas e um helicóptero da polícia britânica encontra-se a sobrevoar a área.

Autoridades investigam incidente

A investigação sobre o incidente desta manhã no metro de Londres está a ser conduzida pela Metropolitan Police pelo departamento de contra terrorismo. Segundo as autoridades, centenas de detectives e técnicos estão a entrevistar testemunhas e a analisar provas do local do incidente. A investigação está, igualmente, a ser realizado com o apoio dos serviços secretos britânicos, MI5.

Polícia inglesa trata explosão como ataque terrorista e inicia investigação no metro de Londres

Balde em saco de plástico poderá estar na origem da explosão

De acordo com a imprensa britânica, o que desencadeou a explosão terá sido um baldo de plástico dentro de um saco, que começou a arder no interior da carruagem. Mal as portas abriram, em Parsons Green, as pessoas começaram a atropelar-se para conseguirem sair o mais depressa possível, temendo um ataque terrorista.

A imagem do alegado balde, que provocou todo o incidente, já está a circular nas redes sociais.

#BREAKING: Police are investigating an explosion at #ParsonsGreen tube station in South West #London

A post shared by KhAliD Uk (@khaliduk32) on

De acordo com o The Guardian, as autoridades chegaram ao local por volta das 9h00 e a linha de metro foi imediatamente encerrada entre as estações de Edgware Road e Wimbledon. A Policia dos Transportes confirmou que houve um “incidente”, mas não adiantou quaisquer informações.

Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial do registo de feridos, várias testemunhas afirmam terem sofrido traumas físicos. Peter Crowley, um passageiro que estava na carruagem, publicou fotografias onde demonstra queimaduras na cabeça afirmando serem o resultado da explosão em causa.

(em atualização)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS