Benfica e FC Porto jogam cartada decisiva no acesso à Liga dos Campeões [vídeo]
Benfica e FC Porto defrontam-se nesta quinta-feira para a Liga NOS e em caso de vitória os dragões praticamente arrumam a questão do acesso direto à Liga dos Campeões.
Benfica e FC Porto encontraram-se até hoje 173 no primeiro escalão do Futebol Nacional. Os dragões levam vantagem, tendo vencido 68 jogos, perdendo 57 e empatando 48. Nesta quinta-feira na Luz, o clássico será o 174.º embate entre dois dos três eternos candidatos ao título. Treinados por Sérgio Conceição – cujo castigo de 84 dias foi suspenso –, os portistas têm nos 5-0 de 7 de novembro de 2010 a maior goleada enquanto visitados. Marcaram Falcao, Hulk e Varela.
A maior goleada de sempre foi na na Luz
A humilhação encarnada por esta derrota tem porém a consolação de a maior goleada da história ser a favor das águias. Na tarde fria de 7 de fevereiro de 1943 aqueceram os adeptos com expressivos 12-2. Hoje, a turma de Jorge Jesus não poderá sonhar mais do que com uma vitória, ainda que escassa. Goleadas destas serão impossíveis nos dias de hoje. Na atual temporada, com 30 jornadas cumpridas e a quatro do fim da Liga NOS é o FC Porto quem tem vantagem – pontual e emocional. Apesar de difícil, a deslocação à Luz nunca os colocará atrás na tabela classificativa, fruto dos 4 pontos somados a mais do que os históricos rivais. Os 70 tentos azuis-e-brancos face aos 66 encarnados assim o ditam.
Arrumar a questão da Liga dos Campeões já
Após o encontro, no Estádio da Luz, nesta quinta-feira, 6 de abril, se o atual campeão nacional em título vencer passa a ter 7 pontos de vantagem, que dificilmente perderá fruto dos 9 restantes possíveis de conquistar até ao final da época. Assim, Sérgio Conceição garantirá praticamente de vez acesso direto à Liga dos Campeões, relegando o Benfica para as eliminatórias de acesso à prova maior de clubes profissionais europeus. Caso contrário, se forem os pupilos de Jorge Jesus a vencer, a animação será acrescida, com apenas 1 ponto de diferença entre os intervenientes do clássico.
O embate da primeira volta
Na primeira volta desta época 2020/21, no Dragão, registou-se um empate a uma bola. Grimaldo abriu o marcador aos 17 minutos, mas, pouco depois, Mehdi Taremi repôs a igualdade, resultado que se manteve até ao apito final. Recorde esse jogo da 14.ª jornada disputada em 15 de janeiro já deste ano.
LEIA AGORA
FC Porto e Benfica empatam e mantêm distância de 4 pontos para o Sporting
FC Porto-Benfica termina empatado a uma bola. Dragão e Águia dividem os pontos e o Sporting, na liderança, mantém os 4 pontos de vantagem para os adversários diretos. (… clique aqui e recorde os vídeos de todos os lances principais do jogo da 1.ª volta)
Siga a Impala no Instagram