Benfica de Jorge Jesus nunca ganhou fora no primeiro jogo europeu

Nas primeiras seis épocas ao serviço do Benfica, Jorge Jesus só precisou de disputar o acesso à Liga dos Campeões em uma ocasião. Fique a saber como foram as estreias europeias de JJ enquanto treinador do Benfica.

Benfica de Jorge Jesus nunca ganhou fora no primeiro jogo europeu

Será que à sétima é de vez? Esta será a pergunta que os benfiquistas mais atentos às estatísticas fazem por este dia. A poucas horas do primeiro jogo oficial desta época, recordamos como foram as estreias de Jorge Jesus, enquanto treinador do Benfica, para as competições europeias. E se existem motivos para sorrir, os mais supersticiosos podem ter algumas preocupações. É que o Benfica, com Jorge Jesus no banco de treinadores, nunca ganhou fora no primeiro jogo europeu. Sendo também verdade que não perdeu, mas já lá vamos.

Estreias europeias de Jorge Jesus foram quase sempre na Luz

2009/10 foi a época de estreia Jorge Jesus enquanto treinador do Benfica. Nessa época, os ‘encarnados’ tiveram de disputar a qualificação para a Liga Europa. O primeiro jogo foi em casa, frente ao Vorskla e o resultado final foi uma vitória por quatro golos sem resposta. Na época seguinte, o jogo de estreia para as competições europeias foi frente ao Hapoel Tel Aviv. O palco foi o Estádio da Luz, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Tal como na época anterior, o Benfica voltou a vencer. Desta vez por 2-0.

LEIA MAIS

Benfica com AG em 25 de setembro para aprovar relatório de contas de 2019/20

Em 2011/12, o Benfica de Jorge Jesus teve de disputar a qualificação de acesso à Liga dos Campeões. O adversário foi o Trabzonsport, que viajou até Lisboa no primeiro jogo. Mais uma vez, uma vitória por dois golos sem resposta. Chegamos a 2012/13. Foi nesta época que o Benfica de Jorge Jesus teve de disputar o primeiro jogo europeu fora de Portugal. Estávamos na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e os ‘encarnados’ não foram além de um empate, sem golos, na Escócia, frente ao Celtic.

Benfica de Jorge Jesus não ganhou no único jogo fora

Na época seguinte (2013/14), o primeiro jogo europeu foi na Luz. Disputava-se a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões eo Benfica recebia o Anderlecht. Mais uma vez, uma vitória por 2-0. Até que chegamos a 2014/15, aquela que foi a sexta (e última) época de Jesus ao comando do Benfica. Na primeira jornada da Liga dos Campeões os ‘encarnados’ receberam o Zenit e perderam por dois golos sem resposta.

2-0 é o resultado que mais se destaca nas estreias europeias de Jesus

Olhando para as seis épocas, em apenas uma ocasião o Benfica de Jesus teve de fazer a estreia fora. Um empate sem golos marca a única estreia do treinador fora de casa. Olhando para todos os jogos, existem quatro vitórias (três delas por 2-0), o já referido empate e uma derrota (igualmente por 2-0). Resta saber como será hoje (15) na Grécia, frente ao PAOK. O que é certo é que este jogo irá ditar o futuro da equipa de Jorge Jesus na prova milionária do futebol europeu.

“A pressão é de ganhar”

Assumindo ser um treinador diferente, em comparação à primeira passagem pela Luz, Jorge Jesus não quer ouvir falar em pressão. “O que aumenta a pressão é que temos uma eliminatória a um jogo, onde temos a responsabilidade de querer ganhar. A pressão é de ganhar, o resto não. Num clube como o Benfica a pressão é diária. Quanto melhor for a equipa, maior a pressão. As pessoas exigem que as qualidades sejam transferidas para os jogos. Não é um sonho, é uma realidade que queremos (ir mais longe). Mas temos as condicionantes dos adversários. É a nossa primeira final. Pessoalmente se esta pressão me diz alguma coisa? Zero, estou habituado a tantas pressões. No Benfica e de onde vim ultimamente. Os grandes treinadores e jogadores não têm pressão”, disse na conferência de imprensa de lançamento do jogo.

Texto: Bruno Seruca; Foto: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS