Bernardo Sousa regressa às provas num Citroën C3 Rally2
Bernardo Sousa regressa ao Campeonato de Portugal de Ralis para disputar as três últimas provas da temporada, aos comandos de um Citroën C3 Rally2.
O piloto madeirense Bernardo Sousa, que já neste ano disputou o Rali de Lisboa, depois de ter vencido a última edição do reality show da TVI Big Brother Famosos, conseguiu reunir uma série de apoios de relevo. Por isso, consegiu, para já, disputar o que falta da temporada deste ano do Nacional de ralis, revelando, obviamente, um enorme entusiasmo e uma motivação adicional por este seu regresso se dar em casa, no Rali Vinho Madeira.
Assim, e com o apoio da Sports & You – Distribuidor Oficial da Citroën Racing para a Península Ibérica – à qual se junta a cadeia de supermercados Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros – Bernardo Sousa vai estar aos comandos de um Citroën C3 Rally2 de última geração. Com este carro, disputa já este fim-de-semana uma espécie de shakedown no Rali Faial/Santana, tendo a seu lado o experiente navegador Hugo Magalhães. A estreia a valer terá lugar no Rali Vinho Madeira, entre 4 e 6 de Agosto, seguindo-se o Rali da Água/CIM Alto Tâmega (em 2 e 3 de Setembro) e o Rali Vidreiro Centro de Portugal (em 7 e 8 de Outubro), provas em que será acompanhado por Vítor Calado.
Bernardo não é um ‘simples’ piloto de rali. Primeiro porque, em 2010, foi o vencedor do Campeonato de Portugal de Ralis. Segundo, porque tem um palmarés relevante nesta disciplina, e não apenas em Portugal. Terceiro, porque tendo cumprido o 35.º aniversário em maio passado, o piloto da Madeira levou o nome do nosso país além-fronteiras, ao realizar o Campeonato do Mundo de Ralis – Produção (também conhecido por Grupo N), em 2008, quando recebeu o prémio de rookie do Ano.
Mas não é tudo. Destaque também, três anos mais tarde, em 2011, para o quarto lugar no Mundial da categoria S2000, tendo alcançado a vitória no Rali da Jordânia. Outro ponto alto deu-se em 2013, quando venceu três das provas do CPR, e, em 2014, alcançou um inesquecível triunfo no Sata/Rally Açores, prova do Europeu da especialidade.
Altamente entusiasmado com este regresso pela porta grande ao Campeonato de Portugal de Ralis, Bernardo Sousa afirma que, “em primeiro lugar, trata-se de cumprir um sonho de criança”. O piloto explica que, em primeiro lugar, cresceu “a ver corridas das equipas Citroën nos ralis, com os Kit Car que vinham à Madeira” e que, mais tarde, vibrou “com os WRC no Mundial”. Por isso, confessa, “é uma grande alegria estar agora a correr num Citroën”. A marca “significa muito” para Bernardo Sousa”, que enaltece “o legado na competição absolutamente incontornável”.
“Adicionalmente, estou inserido numa equipa de topo, com grandes profissionais, e, também ela, com um palmarés muito importante. Consegui reunir as melhores condições neste meu regresso ao Campeonato Português e, para mais, o debute será na Madeira, perante o meu público. É fácil compreender o meu entusiasmo e não posso deixar de agradecer o fundamental apoio das entidades que comigo se envolveram neste projeto”, diz.
Sublinhe-se ainda o “imprescindível apoio das entidades que se juntaram ao piloto” neste desafio. Nomeadamente o Intermarché, que terá “forte presença no Citroën pilotado por Bernardo Sousa”. Sublinhando a importância desta parceria, Ernesto Cunha, membro do Conselho de Administração do Intermarché, destaca a “entrada da marca no território do automobilismo, por ser uma modalidade tão apaixonante e com tradição em Portugal e que tantos adeptos atrai”. O responsável por aquele patrocinador adianta ainda que esta é “uma forma diferente de chegar ao consumidor e de afirmar uma marca com mais de 30 anos no nosso país”. “É um privilégio apoiar um projeto desta dimensão e estar a bordo com o Bernardo Sousa no seu regresso, que será pleno de sucesso, como já deu provas no passado.”
Siga a Impala no Instagram