Duas bombas destruíram fortaleza do CD Feirense e Sporting CP ruma às meias
Wendel e Bruno Fernandes marcaram dois grandes golos ao CD Feirense e marcaram confronto nas meias entre o Sporting e o SL Benfica.
Com uma carreira pouco satisfatória na Primeira Liga, onde luta pela manutenção, o CD Feirense apostou forte na Taça de Portugal e recebeu o Sporting CP – finalista vencido da úlitima edição – em Santa Maria da Feira. A equipa fogaceira não venciu desde 25 de novembro, quando foi até à Madeira bater o CS Marítimo por 3-0 e procurava redenção.
Nos onzes das duas equipas, destaque para a entrada de Raphinha do lado leonino. O extremo brasileiro voltou a encontrar o Feirense, a última equipa a quem tinha marcado golo. Na equipa de Nuno Manta Santos, a grande surpresa foi a estreia de Aly Ghazal no onze. A contratação de Inverno, proveniente do Vancouver White Caps, fazia assim o primeiro jogo no Feirense. O avançado Petkov, que se estreou nas Aves a partir do banco, também foi aposta de início. No aquecimento, Babanco lesionou-se e acabou por ser substituído por Marco Soares.
O Sporting começou o jogo em cima e com várias jogadas de perigo. Raphinha, primeiro, e Wendel, depois, foram os primeiros a assustar Bruno Brígido. A entrada do Sporting colocou em sentido a equipa da casa, mas os leões apenas assustavam através de remates de fora da área.
Aos 34 minutos, e na sequência de um canto do lado direito, Bas Dost cabeceia para o fundo da baliza fogaceira, mas o lance foi anulado por falta do avançado holandês, que se apoiou em Bruno Nascimento para cabecear.
Quem respondeu ao aperto foi o Feirense, que teve a situação mais flagrante da primeira parte aos 39 minutos. Valencia apareceu solto do lado esquerdo e valeu a mancha de Salin a negar o primeiro golo à equipa visitada.
Já perto do final da primeira parte, os leões voltaram a estar perto do golo, mas o guarda-redes fogaceiro brilhou por duas vezes e evitou o golo leonino.
O empate ao intervalo representava o que se passou em campo, com o Sporting de Keizer longe dos golos que o caracterizavam, apesar de dominar a partida.
Durante o intervalo da partida em Santa Maria da Feira, o presidente dos leões, Frederico Varandas, sentiu-se mal e teve que ser assistido nas bancadas do Marcolino de Castro.
O início da segunda parte teve os mesmo contornos da primeira, com os leões a rondar o golo. Acuña encontrou espaço na esquerda e serviu Bas Dost mas o holandês fez aquilo que raramente faz, falhou a baliza do Feirense e um golo fácil. Pouco depois foi a vez de Nani falhar o golo. O internacional português cabeceou forte mas errou o alvo.
Depois de mais uma tentativa falhada por Nani, o Sporting marcou mesmo. Wendel, de fora da área, remata em arco e com força não dando hipóteses a Brígido.
No minuto seguinte, o Sporting coloca o CD Feirense ainda em maiores dificuldades ao marcar o segundo. Bruno Fernandes não quis ficar atrás de Wendel e, também de fora da área, fuzilou a baliza fogaceira.
O Feirense reagiu e Crivellaro teve nos pés o 1-2, mas Salin opôs-se com uma excelente defesa e manteve a sua baliza inviolada. Pouco depois, foi a vez de Luiz Phellype, entrado para o lugar de Dost, atirar ao poste da baliza de Bruno Brígido.
O Feirense ainda teve uma última jogada de perigo antes do apito final, com Edinho a rematar para mais uma bela defesa de Salin.
Pouco depois, o apito final. O Sporting junta-se assim ao Benfica nas meias finais da Taça de Portugal, numa exibição em que as bombas destruíram a luta fogaceira.
Equipas iniciais e substituições:
CD Feirense: Brígido, Diga, Nascimento, Briseño e Tiago Gomes; Vítor Bruno, Ali Ghazal (Cris, 76′), Marco Soares e Tavares (Crivellaro, 68′); Valencia e Petkov (Edinho, 76′).
Sporting CP: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu (André Pinto, 77′) e Acuña; Gudelj, Wendel (Petrovic, 80′) e Bruno Fernandes; Nani, Raphinha e Bas Dost (Luiz Phellype, 77′).
LEIA MAIS: Cristiano Ronaldo volta a marcar numa final e ‘dá’ título à Juventus
CD Feirense 0-2 Sporting CP
Cartão Amarelo a Ristovski, 29′.
Golo anulado a Bas Dost, 34′.
Golo de Wendel, 64′.
Golo de Bruno Fernandes, 66′.
Substituição no CD Feirense: Sai João Tavares e entra Crivellaro, 68′.
Substituição no CD Feirense: Sai Petkov e entra Edinho, 76′.
Substituição no CD Feirense: Sai Ghazal e entra Cris, 76′.
Substituição no SL Benfica: Sai Bas Dost e entra Luiz Phellype, 77′.
Substituição no SL Benfica: Sai Mathieu e entra André Pinto, 77′.
Substituição no SL Benfica: Sai Wendel e entra Petrovic, 80′.
Siga a Impala no Instagram