Nuno Tavares é a grande novidade nos convocados de Portugal
O defesa esquerdo Nuno Tavares é a grande novidade na lista dos 26 convocados de Portugal para os encontros com Polónia e Croácia, do Grupo A1 da quarta edição da Liga das Nações em futebol.
Em relação aos jogos de outubro, as deslocações à Polónia (3-1) e à Escócia (0-0), o treinador espanhol Roberto Martínez fez entrar na lista mais quatro jogadores, além de Nuno Tavares, da Lazio, entre os quais Tiago Djaló, central do FC Porto, que já tinha sido chamado à seleção ‘AA’, ainda que sem jogar, na ‘era’ Fernando Santos.
De regresso, estão o guarda-redes José Sá (Wolverhampton) e os médios Matheus Nunes (Manchester City) e Pedro Gonçalves (Sporting). Pelo contrário, saíram da lista Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Rúben Neves e Diogo Jota, todos por lesão, e ainda Ricardo Velho e Samuel Costa, enquanto Tomás Araújo mantém-se, depois de já ter substituído o central do Sporting na convocatória de outubro.
A formação das ‘quinas’ recebe a Polónia em 15 de novembro, no Estádio do Dragão, no Porto, e, três dias depois, defronta a Croácia, em Split, nas duas últimas jornadas (quinta e sexta) do Grupo A1 da Liga das Nações. Os jogos são às 19:45 (em Lisboa). Depois de quatro jornadas, Portugal, que começou com triunfos caseiros por 2-1 face a Croácia e Escócia, lidera isolado o agrupamento, com 10 pontos, contra sete dos croatas, quatro dos polacos e um dos escoceses.
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A da quarta edição da prova seguem para os quartos de final, sendo que Portugal só precisa de pontuar num dos dois jogos para se qualificar. Portugal conquistou em 2019 a primeira edição da Liga das Nações, ao bater na final os Países Baixos por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto, graças a um golo de Gonçalo Guedes, e ficou-se pela fase de grupos da Liga A em 2020/21 e 2022/23.
Nuno Tavares e os outros 25 de Roberto Martínez
Guarda-redes
Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Betis, Esp) e José Sá (Wolverhampton, Ing).
Defesas
Diogo Dalot (Manchester United, Ing), João Cancelo (Al-Hilal, Ara), António Silva (Benfica), Tomás Araújo (Benfica), Tiago Djaló (FC Porto), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain, Fra), Nélson Semedo (Wolverhampton, Ing), Renato Veiga (Chelsea, Ing) e Nuno Tavares (Lazio, Ita).
Médios
João Palhinha (Bayern Munique, Ale), João Neves (Paris Saint-Germain, Fra), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra), Otávio (Al Nassr, Ara), Matheus Nunes (Manchester City, Ing) e Pedro Gonçalves (Sporting).
Avançados
Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara), João Félix (Chelsea, Ing), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Pedro Neto (Chelsea, Ing), Francisco Trincão (Sporting) e Francisco Conceição (FC Porto).
Siga a Impala no Instagram