Djokovic reivindica a coroa do Ténis: 22 títulos ‘and counting’

Doze meses depois de ser deportado da Austrália devido à sua situação de vacinação, Novak Djokovic recuperou o trono do Ténis, conquistando o 10.º título do Open da Austrália e regressando ao primeiro lugar no ranking mundial ATP.

Djokovic reivindica a coroa do Ténis: 22 títulos ‘and counting’

Depois de lutar contra uma lesão no tendão nas primeiras rondas, o sérvio de 35 anos parecia cada vez mais dominante, à medida que o torneio avançava. Tendo perdido apenas um set a caminho da final, Djokovic venceu Stefanos Tsitsipas por 6:3, 7:6 e 7:6 na final de domingo. A emoção do da conquista, chorou enquanto comemorava com a família e a equipa.

Para ler depois
Sporting de Braga transfere Vitinha para o Marselha por valor recorde
Ainda de acordo com a mesma fonte, o Sporting de Braga assegurou 10% do passe de Vitinha e uma cláusula de recompra de 60 milhões de euros (… continue a ler aqui)

O seu 22.º título de Grand Slam coloca Djokovic empatado com o campeão do Open da Austrália do ano passado, Rafael Nadal, na corrida por um lugar especial nos livros de história do Ténis. Um ano mais jovem e menos propenso a lesões do que o rival espanhol, parece estar no topo em termos de vitórias no Grand Slam – categoria em que Nadal e Djokovic têm apenas duas mulheres para vencer.

Com 23 títulos importantes, Serena Williams tem o maior número de vitórias na chamada Era Aberta, iniciada em 1968, quando os torneios de Grand Slam permitiam que jogadores profissionais competissem. A australiana Margaret Court tem 24 títulos de Grand Slam em seu nome, mas o seu recorde remonta a uma era diferente, e é por isso que muitas vezes é colocada fora do ranking.

A julgar pelo domínio que Nadal e Djokovic, parece muito provável que pelo menos um deles continue a bater os recordes de Williams e de Court, conquista que parecia impensável antes dos Três Grandes entrarem no circuito do Ténis. Quando Pete Sampras se aposentou, em 2003, o seu recorde de 14 títulos de Grand Slam parecia impossível de bater, mas bastaram apenas seis anos para Roger Federer superá-lo. Por outro lado, Federer já tinha 12 títulos importantes em seu nome quando Djokovic conquistou o primeiro título do Open da Austrália, em 2008.

Naquela altura, dificilmente alguém teria previsto que o sérvio bateria praticamente todos os recordes existentes nesta modalidade desportiva. “Claro, tenho mais objetivos e ambições profissionais”, disse Djokovic após o último triunfo. “Os pináculos do mundo do Ténis profissional sempre estiveram lá como objetivos para mim. Quero fazer mais história neste desporto, sem dúvida.”

Infographic: 22 and Counting: Djokovic Lays Claim to the Tennis Crown | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS