EHF ‘distribui’ por cinco países organização dos Europeus de andebol de 2030 e 2032
República Checa, Polónia e Dinamarca vão organizar o Europeu masculino de andebol em 2030, com França e Alemanha a acolherem a edição de 2032, anunciou hoje a federação europeia da modalidade.
No total, cinco países vão organizar três eventos, já que o Europeu feminino de 2032 foi ‘entregue’ a Alemanha, Dinamarca e Polónia.
Com o slogan “o encontro perfeito”, três cidades vão receber o Europeu masculino de 2030, com Praga a desempenhar um papel central, desde a ronda preliminar até ao fim de semana final da competição, marcada entre 10 e 27 de janeiro.
Katowice, na Polónia — que já acolheu o Euro2016 e o receberá o Campeonato da Europa feminino em 2026 — e Herning, na Dinamarca, serão as outras cidades-sede.
Esta é a terceira vez que a Dinamarca vai receber o Europeu masculino, depois de 2014 e 2026, neste último caso em ‘parceria’ com Noruega e Suécia, enquanto para a República Checa será a estreia a organizar esta competição.
Em 2032, mais concretamente entre 15 de janeiro e 01 de fevereiro, será a vez de Alemanha e França se unirem pela primeira vez para organizar o Campeonato da Europa de andebol, apenas três anos depois de sediarem o Mundial.
“O evento será disputado em seis recintos, dois em França e quatro na Alemanha. Uma seleção final ainda não foi feita”, lê-se no comunicado da Federação Europeia de Andebol (EHF).
Por último, as federações-membro da EHF votaram favoravelmente, no congresso extraordinário a decorrer em Viena (Áustria), a atribuição do Euro feminino de 2032 a Alemanha, Dinamarca e Polónia — não houve candidatos para 2030.
Será a sexta vez que a Dinamarca recebe o Campeonato da Europa feminino, enquanto a edição de 2032 será a segunda para polacos e alemães.
A Alemanha vai mesmo ser o segundo país a organizar ambos os Europeus (masculino e feminino) no mesmo ano, depois da Sérvia em 2012.
AMG // AO
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram