Estudante português resolve problemas de estádio de futebol (e ganha concurso mundial)

Arthur Jorge Correa, aluno da Universidade de Coimbra, resolveu os problemas das filas de espera e lucros baixos num estádio de futebol e vence a competição internacional de simulação, Student Simulation Competition, promovida pela empresa Simio.

O estudante português Arthur Jorge Correa, da Universidade de Coimbra, conseguiu resolver os problemas das filas de espera e lucros baixos num estádio de futebol e, com isso, venceu uma competição internacional, entre milhares de estudantes de todo o mundo.

Leia depois
Universidade de Coimbra desenvolve frigoríficos e arcas para zonas sem eletricidade
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu frigoríficos e arcas congeladoras, alimentados a energia solar, para zonas onde não existe acesso a eletricidade (… continue a ler aqui)

O aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foi o vencedor da Student Simulation Competition, promovida pela empresa Simio, dos Estados Unidos da América, ao concorrer com um trabalho um trabalho na área da logística desportiva, mais concretamente ligado à avaliação das operações e da logística durante um jogo de futebol, anuncia a FCTUC. O prémio arrecadado foi de 2500 dólares (2350 euros).

“O objetivo era simular as operações num estádio de futebol com capacidade para cinco mil pessoas, que tinha muitos problemas, por exemplo, longas filas de espera e, por consequência, a baixa satisfação dos adeptos e também baixos níveis de lucros, porque com longas filas os adeptos acabavam por desistir de utilizar os serviços disponíveis”, adianta o aluno de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.

 

De forma a resolver estes problemas, o aluno do Departamento de Engenharia Mecânica “construiu um modelo-base, que reflete a situação atual do sistema, implementando medidas para melhorar as operações, os lucros e a satisfação dos adeptos”, recorrendo ao programa informático de simulação da Simio.

Estudante separou as filas e ‘arranjou’ voluntários

“Uma das melhorias implementadas foi uma fila de espera rápida na entrada do estádio, porque, por exemplo, os adeptos podiam trazer bolsa ou não, e o modelo atual considerava que os adeptos sem bolsa tinham que esperar a revista dos adeptos com bolsa. Assim, implementei uma fila para os adeptos que não trazem mochila e passam diretamente para a entrada do estádio”, explica Arthur Jorge Correa.

Por outro lado, o jovem também considerou “a opção de voluntários nas lojas e nos bares do estádio, o que permitiria uma redução de custos, filas rápidas também nos bares para adeptos que só queriam comprar bebidas e, ainda, um ajuste na capacidade, porque muitos serviços não tinham pessoal para atender todo a procura”.

Ter vencido a competição mundial, além de ser “fundamental para o currículo”, permitiu ao aluno “aprender mais sobre simulação” numa área em que “gostaria de trabalhar no futuro”.

Com sede na Pensilvânia (EUA) e representada em mais de 28 países, a Simio “foi criada para fornecer soluções de ponta na área do ‘design’, emulação e agendamento de sistemas complexos”, refere a FCTUC.

Fotos: D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS