Ex-jogador holandês sofre de doença degenerativa e anuncia o dia da morte
O ex-internacional holandês Fernando Ricksen sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica anunciou esta segunda-feira o dia em que vai morrer
Fernando Ricksen, de 42 anos, sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica e anunciou esta segunda-feira, 10 de junho, o dia em que vai morrer. O ex-jogador holandês venceu uma Liga Europa e uma Supertaça Europeia com Danny no Zenit.
Antes de deixar de aparecer em público, Fernando Ricksen fez um convite através das redes sociais a quem quiser estar presente num evento em sua homenagem. «Olá. Vou ter uma noite especial no dia 28. Uma vez que isto está a ficar muito difícil para mim, esta será a minha última noite. Venham e façam desta uma noite para recordar. Espero vê-los em breve. Fernando», declarou numa mensagem de voz gerada por um computador, uma vez que o internacional deixou de conseguir fala há cerca de um ano.
With a heavy heart I post this lets make this a special night for Fernando pic.twitter.com/C8octfW8NU
— Ricksen my friend/pauline (@broxi63) 9 de junho de 2019
Doença ELA
Fernando Ricksen sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que ataca o sistema nervoso. A morte de neurónios motores provoca a rigidez dos músculos, espasmos e fraqueza, o que leva a problemas de locomoção, fala, deglutição e respiração. Para já, não existe cura conhecida.
Ricksen deixou de jogar na época 2012-2013, ao serviço do Fortuna Sittard, tendo revelado em 2013 que lhe tinha sido diagnosticada a doença degenerativa.
Cristiano Ronaldo convida Fernando Ricksen para ir a Madrid
Em 2016, Cristiano Ronaldo convidou Fernando Ricksen a visitar o estádio de Santiago de Bernabeu, em Madrid, e a seguir o encontro entre o Real Madrid e Légia Varsóvia. No fim da partida, Cristiano Ronaldo ofereceu uma camisola ao ex-internacional holandês, num momento que ficou registado em vídeo.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram