FPF distinguida nos Prémios Ciências do Desporto
A FPF foi distinguida na cerimónia de entrega dos Prémios Ciências do Desporto, iniciativa do Comité Olímpico de Portugal.
A Federação Portuguesa de Futebol foi distinguida na cerimónia de entrega dos Prémios Ciências do Desporto 2019 que se realizou, na passada quarta-feira, no Centro Cultural de Belém. A iniciativa desenvolvida pelo Comité Olímpico de Portugal visa contribuir para o desenvolvimento da investigação em Portugal. «Padrões do sono e atividade autonómica cardíaca noturna após treinos e jogos realizados a diferentes horas do dia em futebolistas femininas», de Júlio Costa (estudante de doutoramento da Faculade de Desporto na Universidade do Porto, que contou com a colaboração da Portugal Football School), ficou em primeiro entre os catorze trabalhos avaliados na categoria de Fisiologia e Biomecânica do Desporto.
FPF tem papel «fundamental» na investigação
Júlio Costa, autor do estudo, revela que este reconhecimento é mais um incentivo para continuar a desenvolver a investigação na área do futebol. «ara além da alegria e do entusiasmo por receber um prémio, sinto-me com uma motivação ainda maior para levar a cabo este tipo de trabalhos. Uma distinção como esta valoriza a pertinência do tema e permite-nos delinear estratégias de intervenção. É sempre um motivo de satisfação e um incentivo para prosseguir», assumiu.
O jovem considera o enquadramento da FPF «fundamental»: «Temos a oportunidade de utilizar alguns equipamentos de monitorização e há maior facilidade de entrar em contacto com os próprios atletas e os clubes. Esse apoio tem sido fundamental. A equipa está bem estruturada e a envolvência das pessoas permite-nos chegar ao sucesso», referiu.
LEIA MAIS
Federação Portuguesa de Futebol sai em defesa de Ronaldo
Federação aceita providência do Benfica contra interdição da Luz
Siga a Impala no Instagram