Hat-t(r)iquinho de Soares dá vitória aos dragões sobre o GD Chaves [VÍDEOS]
As duas equipas que ocupam o último e o primeiro lugar do campeonato estiveram em confronto no Estádio Municipal de Chaves. Os azuis e brancos chegaram à vitória com destaque para os três golos de Soares.
Os campeões nacionais visitaram o GD Chaves na primeira jornada da segunda volta da Liga Portuguesa. A equipa da casa apresentou um reforço no onze inicial. Costinha, médio contratado ao Vitória FC, fez o primeiro jogo na nova equipa enquanto no lado dos campeões nacionais o destaque foi a entrada de Pepe no onze. O internacional português jogou no centro da defesa, passando Éder Militão para a direita, substituindo o lesionado Maxi Pereira.
Apesar de ocupar o lugar de lanterna vermelha do campeonato, o GD Chaves vinha de quatro jogos sem derrotas, naquele que era o melhor momento da formação flaviense na Liga. Os seus adversários viram o Sporting CP negar um recorde de 20 vitórias consecutivas e somavam 19 vitórias e um empate nos últimos 20 jogos.
O jogo começou com um atraso de sete minutos devido a um problema de comunicação entre a equipa de arbitragem e a Cidade do Futebol, em Oeiras. A equipa da casa começou a defender o seu meio-campo mas as explorar em contra-ataque a falta de ritmo de Militão do lado direito. Apesar de ter assumido a posição no São Paulo, o brasileiro mostrou claras debilidades na lateral, cometendo várias faltas nos primeiros minutos da partida.
Jesus Corona foi, durante os primeiros minutos, o elemento mais inconformado da equipa campeã nacional, contrariando o perigo flaviense. Com a passagem dos primeiros vinte minutos, o FC Porto começou a subir no terreno e Marega foi o primeiro a colocar António Filipe à prova. No canto seguinte, os dragões chegaram ao 0-1 por intermédio de Soares. O avançado brasileiro apareceu solto na pequena área e finalizou de forma fácil.
O jogo manteve-se a um ritmo morto até dois minutos antes dos quarenta. Luther Singh, extremo emprestado pelo SC Braga, ganhou espaço na esquerda e rematou colocado para uma excelente defesa de Iker Casillas.
A três minutos do intervalo, os azuis e brancos marcam o segundo. Boa jogada da direita, com Marega a cruzar rasteiro para Soares bisar na partida. Um golo simples do número 29 dos dragões após uma boa jogada colectiva, e que acabou por quebrar o ímpeto do GD Chaves.
O intervalo chegou pouco depois, numa primeira parte que decorreu a ritmo moderado mas onde o FC Porto foi bastante eficaz, contra uma formação que tentou defender bem e apostar em ataques rápidos mas onde apenas Singh se destacou.
A segunda parte começou sem alterações em qualquer equipa e com um FC Porto a um jogar em ritmo calmo.
Mesmo sem acelerar, os dragões chegaram ao terceiro e outra vez pelo suspeito do costume. Tiquinho Soares recebeu a bola de Corona e, de novo sozinho na pequena área, chutou para o 0-3 em Chaves.
Dez minutos depois, Pepe cometeu, no entendimento de Nuno Almeida, falta sobre William Oliveira dentro da área e, na sequência da grande penalidade, o GD Chaves conseguiu reduzir o marcador através de Bruno Gallo.
Já perto do final da partida, o FC Porto fez o quarto, através de um auto-golo de Nuno André Coelho, antigo jogador dos portistas.
O jogo terminou pouco depois, com uma exibição de luxo de Tiquinho Soares a dar contornos de goleada ao jogo entre os dragões e flavienses.
Equipas iniciais e substituições:
GD Chaves:
António Filipe, Lionn, Maras, Nuno Coelho e Djavan; Singh (Platiny, 82), Costinha (Niltinho, 70′), Bruno Gallo e Jefferson Santos; William Oliveira e André Luis (Erdem Sen, 74′).
FC Porto:
Casillas, Militão, Pepe, Felipe (Mbemba, 66′) e Alex Telles; Corona (Adrián, 86′), Herrera, Óliver e Brahimi (Fernando Andrade, 72′); Marega e Tiquinho Soares
LEIA MAIS: Meias-finais da Taça já têm datas marcadas
GD Chaves 1-4 FC Porto
Golo de Tiquinho Soares, 24′.
Cartão Amarelo a Tiquinho Soares, 35′.
Golo de Tiquinho Soares, 42′.
Cartão Amarelo a Singh, 59′.
Cartão Amarelo a Corona, 61′.
Substituição no FC Porto: Sai Felipe e entra Mbemba, 66′.
Golo de Tiquinho Soares, 68′.
Substituição no GD Chaves: Sai Costinha e entra Niltinho, 70′.
Substituição no FC Porto: Sai Brahimi e entra Fernando Andrade, 72′.
Substituição no GD Chaves: Sai André Luis e entra Erdem Sen, 74′.
Substituição no GD Chaves: Sai Singh e entra Platiny, 82′.
Golo de Bruno Gallo, 76′.
Substituição no FC Porto: Sai Corona e entra Adrián López , 86′.
Auto-golo de Nuno André Coelho, 87′.
Siga a Impala no Instagram