I Troféu Ondamar em Albufeira
No Dia Internacional do Minigolfe, o Albufeira Adventure Minigolf Park realizou o «I Troféu Ondamar», dedicado em exclusivo aos hóspedes do Ondamar Hotel.
A 21 de setembro celebra-se o Dia Internacional do Minigolfe e, por isso, o Albufeira Adventure Minigolf Park, na Rua de Dunfermline, comemorou a data dedicada a esta modalidade com a realização do I Troféu Ondamar de Minigolf. O evento, exclusivo para hóspedes do Ondamar Hotel, foi responsável por juntar, em redor dos seus greens, várias famílias, amigos e verdadeiros competidores, destinando-se a crianças, jovens e adultos. Numa tarde bem passada, onde a chuva deu tréguas, estiveram presentes 29 jogadores, dos quais seis crianças, seis jovens e 17 adultos. Antes de se iniciar o torneio foi servido um welcome drink na Tasca da Cascata, onde os jogadores puderam conviver, enquanto se ultimavam os preparativos.
I Troféu Ondamar de Minigolf com escalões de participantes Kids, Juniores e Adultos
Depois de as equipas estarem formadas, iniciou-se o jogo no campo de 18 buracos (e dois extra), existindo três escalões de participantes, Kids, Juniores e Adultos. O hotel disponibilizou uma professora para ajudar os jogadores que nunca tinham praticado esta modalidade, pois para alguns hóspedes foi uma estreia absoluta. Os participantes do I Troféu Ondamar eram de várias nacionalidades, como ingleses, dinamarqueses, irlandeses e também portugueses, claro. Após a contagem das tacadas, era hora de revelar os vencedores. Na categoria Kids, o vencedor foi Martim Varela, de 11 anos. «Se puder, vou voltar a repetir a experiência», declarou. Em segundo e terceiro lugares ficaram Anuar, de 11 anos, e Diana Cabrita, de dez.
No escalão de Juniores, foi Dinis Morouço, de 12 anos, quem levou avanço em relação à maioria dos participantes. «Costumo praticar esta modalidade. Quero voltar a participar no próximo ano e espero voltar a ficar em primeiro lugar», disse o vencedor. Ao lado de Dinis no pódio (por esta ordem) ficaram Gustavo Andrade, de 14 anos, e Danis, da mesma idade.
Já na categoria de Adultos, o primeiro lugar foi conquistado pelo dinamarquês Benny Nielfen. «Senti- me muito feliz por ser um dos vencedores e espero poder regressar no próximo ano ao hotel para jogar novamente», revelou, ao erguer o troféu. Em segundo lugar ficou a irlandesa Marry Hellen Walsh e em terceiro a dinamarquesa Paulina Alfastsen. Terminado o I Troféu Ondamar e arrumados os tacos, foi altura de os vencedores jantarem no restaurante.
A história e curiosidades do desporto
O minigolfe popularizou-se na Grã-Bretanha corria o século XX. Mas as suas origens são duvidosas, com vários povos, entre os quais os chineses, os franceses e os escoceses, a exigirem créditos pela sua influência na descoberta e no crescimento de um desporto que começou por ser uma alternativa ao golfe, mas que, com o tempo, acabaria por ganhar o seu próprio espaço no coração dos praticantes.
Os princípios gerais deste desporto são, no entanto, semelhantes ao do seu antecessor, o golfe. Quem colocar a bola no buraco com o menor número de tacadas ganha o torneio. Contudo, cada jogador pode, no máximo, realizar seis tacadas por pista e, no caso de não conseguir atingir o buraco, às suas contas acrescenta-se mais uma tacada de penalização (sete, no total). Segue-se o próximo buraco. E assim será até ter jogado em todas as 18 pistas que constituem o circuito do torneio.
No Albufeira Adventure Minigolf Park pode ainda contar, no final, com dois buracos extra que, porém, não contam para a sua pontuação, quando de um torneio se trata. Cada pista tem um par, isto é, o número de tacadas em que é suposto realizá-lo. Existindo no já mencionado Minigolf Park campos com pares 3, pares 4 e um par 5, consoante a sua dificuldade, do somatório destes pares chegamos ao par do campo: 62 tacadas.
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala
Siga a Impala no Instagram