Fez-se história no Irão. Mulheres assistem a jogo de futebol pela primeira vez em 40 anos
A abertura dos estádios a mulheres surge semanas depois de a jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, se ter imolado em frente a um tribunal de Teerão, vindo a falecer, depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo.
As mulheres iranianas assistiram esta quinta-feira, 10 de outubro, pela primeira vez, em quarenta anos, a um jogo de futebol. O encontro entre o Irão e o Camboja terminou com a vitória da equipa iraniana por 14-0 e a festejar estavam cerca de quatro mil mulheres nas bancadas. A abertura dos estádios a mulheres surge semanas depois de a jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, se ter imolado em frente a um tribunal de Teerão, vindo a falecer, depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo.
LEIA DEPOIS
Mulheres estavam proibidas de ir a estádios de futebol desde 1979
O encontro, a decorrer no estádio Azadi, em Teerão, assumiu uma importância suplementar depois de o Irão, perante a pressão das instâncias que tutelam o futebol mundial, ter atribuído quatro mil ingressos a mulheres, banidas dos estádios desde 1979, num recinto com a capacidade para cerca de 80 mil espetadores.
#Iran is playing #Cambodia in Tehran in less than an hour, but it is women in Azadi Stadium that have stolen the show. Allowed to watch an official game in a stadium for the first time since 1979, Iranian women will get to cheer loud & proud for their team.#با_من_به_ورزشگاه_بیا pic.twitter.com/WCkUS7To67
— Kian Sharifi (@KianSharifi) October 10, 2019
Morte de jovem gera onda de protestos
A morte de Sahar Khodayari suscitou uma ‘onda’ de protestos nas redes sociais, com várias figuras mediáticas a pedirem à FIFA que banisse o Irão das competições internacionais e que os adeptos não assistissem aos jogos. Entretanto, uma delegação da FIFA deslocou-se à capital iraniana, onde se encontrou com responsáveis governamentais, e disse ter recebido garantias de que as mulheres seriam autorizadas a entrar nos estádios. Desde 1979, após a revolução islâmica, as mulheres foram proibidas de entrar em estádios, com a justificação oficial de as proteger dos homens.
O Irão é a última nação do mundo a proibir mulheres em partidas de futebol. Recentemente, a Arábia Saudita começou a permitir que as mulheres pudessem assistir aos jogos de futebol.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram