João Vieira Pinto: «O futebol mudou muito e para melhor»
«O futebol mudou muito e para melhor». A afirmação é do diretor da FPF João Vieira Pinto, que destaca um «maior cuidado com o corpo dos jogadores da nova geração».
«O futebol mudou muito e para melhor.» A afirmação é do diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) João Vieira Pinto, que destaca um «maior cuidado com o corpo dos jogadores da nova geração». À margem da apresentação do livro Maniche 18 e em exclusivo ao Portal de Notícias, o antigo internacional realçou ainda que «o foco dos jogadores atuais mudou».
LEIA MAIS: Maniche rodeado por amigos do Futebol na Luta Contra a Fome
«Há uns anos, não se tinha tantos cuidados com a alimentação. Não se cuidava tanto do corpo. O foco dos jogadores atuais é constante na profissão. Falo por mim. Nem sempre tratámos o nosso corpo da melhor forma durante a nossa carreira e isso foi uma das coisas que evoluíram no futebol», explica. Neste contexto, João Vieira Pinto realça a importância da partilha de memórias, «principalmente por jogadores que representaram a Seleção Nacional». «É importante que as pessoas tenham noção do que foi preciso para atingir determinado patamar. Foi o que o Maniche fez e muito bem», refere. Questionado sobre a memória mais marcante que guarda da carreira, a ex-estrela de futebol não tem dúvidas. «Escolheria um momento alegre, como o primeiro título mundial de juniores. Foi aquele me marcou mais, por ser o primeiro e porque tinha 17 anos.»
João Vieira Pinto passa o Natal longe dos netos
O filho mais velho de João Vieira Pinto, Tiago, continua a viver na Turquia, ao serviço do clube Ankaragucu, onde deverá manter-se nas próximas três épocas. Com ele vive a mulher, Bárbara Brilhante, e os dois filhos, Santiago e Maria da Paz. «Os meus netos estão na Turquia e não podem vir cá no Natal. Não há paragem no campeonato. Estou a ver se consigo ir lá depois do Natal», adianta o dirigente da FPF. A época natalícia será passada em Lisboa, com a família da mulher, Ângela Maria. «O meu Natal vai ser em família com muita gente à mesa, como sempre.»
LEIA MAIS: Português testa malagueta mais picante do mundo e o resultado foi este [VÍDEO]
«Num ano passo em Lisboa e no outro no Porto. Vivi 12 anos em Lisboa e a diferença não é muita. Mas a minha família é do Norte e a da minha mulher é do Sul. O mais importante é que seja passado em harmonia, independentemente do local onde nos juntamos», conclui. João Vieira Pinto tem dois filhos do primeiro casamento, com Carla Baía, Tiago e Diana. Da relação com a apresentadora Marisa Cruz tem dois meninos, João e Diogo. O antigo internacional, de 47 anos, vive agora uma relação estável e discreta com Ângela Maria.
Texto: Cynthia Valente; Fotos: João Ribeiro | WIN Porto
LEIA MAIS: AMOR em 2019 | Saiba o que lhe reservam os SIGNOS no novo ano
Siga a Impala no Instagram