Johannes Boe conquista histórico 12.º título mundial individual no biatlo

O norueguês Johannes Boe sagrou-se hoje campeão do mundo de perseguição, nos Mundiais em Lenzerheide, Suíça, e conquistou o 12.º título mundial individual, tornando-se no mais bem sucedido de sempre da modalidade.

Johannes Boe conquista histórico 12.º título mundial individual no biatlo

Um dia depois de vencer em sprint, com uma distância de 10 quilómetros, Boe conquistou o título em perseguição, de 12,5 quilómetros, com 18 em 20 no tiro, gerindo depois o avanço de 30 segundos sobre os perseguidores, vencendo à frente do norte-americano Campbell Wright, também segundo no sprint.

No resort suíço em Lenzerheide, o norueguês isolou-se na lista de biatletas com mais medalhas de ouro em Mundiais, acima dos 11 do compatriota Ole Einar Björndalen e do francês Martin Fourcade.

Aos 31 anos, de resto, Boe soma já mais 10 títulos, a contar com as estafetas, para um total de 22, acima dos 21 de Björndalen, retirado em 2018, perseguindo o recorde de 95 ouros do compatriota, entre Taças do Mundo, Mundiais e Jogos Olímpicos — atualmente, soma 90.

O detentor de cinco ouros olímpicos anunciou, em janeiro, que terminaria a carreira no final da temporada, na última etapa da Taça do Mundo, ‘em casa’, em Oslo, e até lá poderá conquistar mais dois títulos em Campeonatos do Mundo e sete na Taça.

SIF // JP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS