Jorge Jesus chama ingrato a Bernardo Silva e revela motivo da saída do jogador do Benfica

Bernardo Silva pede mudança na presidência do Benfica e Jorge Jesus sai em defesa de Luís Filipe Vieira, acusando o jogador de ingratidão.

Jorge Jesus chama ingrato a Bernardo Silva e revela motivo da saída do jogador do Benfica

Um dos episódios que marcou a primeira passagem de Jorge Jesus pelo Benfica foi a saída de diversos jovens jogadores da formação dos ‘encarnados’. Em especial Bernardo Silva, considerado hoje um dos maiores talentos mundiais da sua geração e jogador bastante acarinhado junto do universo benfiquista. A poucas horas das eleições no clube, o médio, atualmente no Manchester City, veio a público pedir uma mudança na presidência do Benfica. Luís Filipe Vieira reagiu com mágoa e Jorge Jesus saiu em defesa do presidente.

Jorge Jesus acusa Bernardo Silva de ser ingrato

Além disso, Jorge Jesus aproveitou a polémica para falar, pela primeira vez, sobre a saída de Bernardo Silva do Benfica. Isto depois de, ao longo de muitos anos, se ter especulado que o treinador olhava para Bernardo Silva como defesa-esquerdo. “Durante muitos anos nunca quis falar muito sobre o Bernardo Silva, porque ele durante muitos anos se meteu comigo do ponto de vista da relação treinador/jogador. Comigo tudo bem, agora com o presidente do clube que o ajudou a crescer, que dá todas as condições aos jovens como ele de sair para clubes melhores, é de uma ingratidão muito grande. O pior defeito que o Homem pode ter é ser ingrato. Pode ter ideias diferentes, não pode é ser ingrato”, começou por dizer no final do jogo frente à Belenenses SAD.

“Às vezes ele dava-me umas facadinhas sobre a posição de lateral-esquerdo”

“Às vezes ele dava-me umas facadinhas sobre a posição de lateral-esquerdo. O que eu vou dizer é a verdade. Fui eu que subi o Bernardo Silva à equipa principal do Benfica, levei-o para a digressão de pré-época. Quando chegámos a Portugal ele perguntou-me quais eram as ideias que tinha para ele. Queria saber se jogava. Perguntei-lhe: ‘Sai o Nico [Gaitán] ou o Salvio e jogas tu?’ Tenho possibilidade de sair e peço ao mister que me deixe sair. Tenho um contrato no Mónaco onde posso ganhar vinte vezes mais do que no Benfica, preciso de ajudar a minha família e preciso que o mister me deixe sair”, revela Jorge Jesus.

LEIA AINDA

Benfica faz o pleno de vitórias na I Liga e mantém-se no 1.º lugar [vídeos]

“Disse-lhe que falasse com o presidente. Esta é que foi a verdade de o Bernardo Silva ter saído do Benfica. Não foi por o ter metido a lateral-esquerdo. Everton chegou agora e já fez alguns treinos a lateral-esquerdo para aprender. Estou a contar a verdade passados estes anos todos porque ele foi ingrato com o presidente do Benfica, não soube compensar aquilo que o Benfica e o presidente fizeram por ele”, termina, em tom crítico.

Reação de Luís Filipe Vieira

Também Luís Filipe Vieira já veio a público falar sobre as palavras de Bernardo Silva. “De certeza que não foi ele que escreveu aquele texto, é impensável ter sido ele a escrevê-lo. Alguém se serviu dele. Continuarei a apoiá-lo onde ele estiver porque é benfiquista e isso ninguém pode pôr em causa. Agora, ele não sabe o que é hoje a realidade do Benfica, caso contrário não teria escrito o que escreveu. É bastante injusto e estou bastante magoado”, disse o dirigente à Rádio Renascença.

VEJA TAMBÉM

Taarabt assume que objetivo do Benfica é vencer todas as competições

“Um dia havemos de nos encontrar. Não sei por que é que ele mudou de opinião. Quando se despediu de mim no hotel Tivoli deu-me um abraço e agradeceu-me profundamente aquilo que tinha feito por ele. Vou guardar este artigo para ele clarificar, pessoalmente, o que escreveu e se acha que eu sou aquela pessoa que ele escreveu”, prossegue Vieira.

A carta da polémica

Na origem de toda esta polémica está uma publicação que Bernardo Silva fez nas redes sociais. Esta destaca-se por ser uma carta aberta a todos os benfiquistas, partilhada a poucas horas das eleições. Que pode ler na íntegra.

“Não sei se estarei na posição mais adequada para falar sobre as eleições do Benfica. Ainda assim gosto e vivo demasiado o meu Clube para deixar de dar a conhecer aquilo que penso. Os Benfiquistas merecem sabê-lo. 0 Benfica merece senti-lo.

O Benfica é dos sócios. O Benfica é dos adeptos e simpatizantes. O Benfica é de todos nós. Nunca será de um jogador, dirigente ou presidente, por muito que ganhe pelo Clube, ou por muito que ganhe através do Clube… Independentemente dos resultados, sejam bons ou maus, no final do dia somos nos, sócios e adeptos, que cá estaremos para apoiar e puxar o Benfica de volta para cima. Ser do Benfica traz uma responsabilidade acrescida. Essa mesmo que agora nos chama a razão.

“O Benfica é dos sócios (…) Nunca será de um jogador, dirigente ou presidente”

Devemos sempre apoiar o Benfica, mas nunca e em circunstância alguma, fazê-lo sem a exigência e responsabilidade que ser do Benfica acarreta. Temos o dever de fazer parte do desenvolvimento do Clube. Em duas vertentes distintas, mas que se confundem muitas vezes: apoiar a equipa a alcançar os melhores resultados desportivos possíveis; ser crítico e exigente com quem governa o clube. E esta exigência e este espírito crítico que elevaram o Benfica a patamares únicos, que fazem do Benfica um clube ímpar no mundo. Sócios exigentes e críticos são parte fulcral no sucesso de um clube.

Agora volto um pouco atrás… A recuperarão financeira e desportiva dos últimos anos é de enaltecer. Na minha infância, sim eu lembro-me dos fatídicos anos 90 e do Vale e Azevedo, vi um Benfica destruído. Agradeço ao Manuel Vilarinho por ter salvado o Clube e a Luís Filipe Vieira por ter reconstruído o Benfica e fê-lo de maneira notável. Construiu um dos melhores centros de estágio do mundo, possibilitando igualmente a existência de uma das melhores formações do mundo, trazendo-nos proveito desportivo e financeiro ano após ano. Estamos muito gratos por isso. Assim como por todas as inovações, que tornaram o Benfica num exemplo a seguir por esse mundo fora. E um trabalho que se deve enaltecer e de certeza que todos os Benfiquistas o reconhecem.

“O contentamento, relaxamento, falta de ambição e exigência visto nos últimos anos não me parece razoável”

No caminho para o sucesso, seja em que área for, o estarmos confortáveis ou o deixarmo-nos estar, podem ser adversários insuperáveis… E quando olho para o Benfica e ainda vejo tanto por fazer, tanta coisa para melhorar… O contentamento, relaxamento, falta de ambição e exigência visto nos últimos anos não me parece razoável para um clube como o Benfica. E os Benfiquistas não o merecem…

– Os Benfiquistas não mereciam ter perdido a oportunidade de ser Pentacampeões por um claro relaxamento e falta de investimento num ano tao importante, tanto para os adeptos como para a própria história do Benfica.

– Não merecem um Benfica sem capacidade para competir na Europa.

– Não merecem que os melhores produtos da formação saiam do Benfica, sem que antes tenham dado algum proveito desportivo.

– Não merecem ter o Clube associado a centenas de processos judiciais e de corrupção, manchando de forma quase irreversível o nome do Benfica.

“Acredito que o Benfica merece e precisa de uma mudança”

– Não merecem os esquemas, as mentiras, tentativas de aprovação de OPAs ilegais (felizmente chumbada) que seria uma vergonha, um claro assalto aos cofres do Clube para benefício de singulares….

– Não merecem que o canal esteja à disposição de uma só pessoa em vez de estar à disposição do Clube e dos sócios. Não merecem que não tenhamos debates entre todos os candidatos em ano de eleições. Como é possível não haver debates eleitorais na BTV?

– Não merecem a falta de transparência, a falta de respeito pelos sócios. Não merecem agressões e insultos em Assembleias Gerais. Não merecem constantes tentativas de silenciar, impedir e rebaixar sócios e adeptos com opiniões e ideias que não correspondem as da atual direção.

Acredito genuinamente que o Benfica merece e precisa de uma mudança. Uma mudança para melhor e que consiga voltar a meter o Benfica num patamar internacional. Mais ambição, seriedade, transparência e competência. E eleições é a melhor forma de nos certificarmos que o Benfica fica no caminho certo. Que ganhe o melhor candidato, ca estaremos para apoiá-lo, sempre com espírito crítico e com a exigência que ser do Benfica impõe.

Um forte abraço a todos os Benfiquistas.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!”

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS