Maniche rodeado por amigos do Futebol na Luta Contra a Fome
Maniche apresenta livro rodeado por estrelas de futebol. André Villas Boas, Deco e João Vieira Pinto foram alguns dos amigos que marcaram presença no evento.
Antiga estrela de futebol do SL Benfica, do FC Porto e da Seleção Portuguesa de Futebol, Maniche apresentou o seu livro rodeado por individualidades do mundo do futebol. André Villas Boas, Deco e João Vieira Pinto foram alguns dos amigos que marcaram presença no evento, que decorreu dia 8, na Livraria Lello, no Porto.
LEIA MAIS: Árbitro bielorrusso Aleksei Kulbakov no Galatasaray-FC Porto da Liga dos Campeões
Maniche 18 (alusão ao número da camisola do antigo internacional português) relata episódios de uma carreira repleta de feitos. Na obra, de cerca de 300 páginas, existem participações de figuras como Cristiano Ronaldo, Iker Casillas, Pinto da Costa e Luís Figo, entre muitos outros. O prefácio é da autoria de José Mourinho e conta com palavras que deixaram Maniche emocionado. «Deixou-me com lágrimas nos olhos porque ali está uma pessoa que me conhece dentro e fora do campo. Descreve na perfeição aquilo que sou como pessoa. Foi um privilégio tê-lo a escrever o prefácio do meu livro e ter o carinho e o respeito dele», afirma em declarações ao Portal de Notícias. O ex-jogador da Seleção Portuguesa, de 41 anos, confessa ainda sentir-se «emocionado com a presença de tantos amigos». E acrescenta que o que se leva «do futebol quando a carreira acaba são as amizades e o respeito».
Direitos de autor do livro de Maniche revertem a favor da Luta Contra a Fome
Na apresentação do livro, Rui Cerqueira, diretor de conteúdos FC Porto no Porto Canal, revelou que os direitos de autor revertem a favor da Luta Contra a Fome. Rui Cerqueira leu uma mensagem de agradecimento da presidente da instituição, Isabel Jonet, deixando Maniche emocionado. Também o ex-jogador Neno protagonizou um momento marcante, cantando um tema dedicado ao amigo. A obra Maniche 18 está também repleta de momentos marcantes, uma compilação de histórias de vida de um dos melhores jogadores portugueses. «É uma carreira de 20 anos e escolher as histórias mais marcantes não foi fácil. Ficaram muitas por contar, mas escolhemos estas para a primeira edição que, entretanto, já esgotou.
LEIA MAIS: Ex-marido de Cláudia Jacques acusado de burlas com carros de luxo
«As pessoas querem conhecer-nos cada vez mais. São histórias com balneários, com presidentes, com colegas. Direi mesmo de bastidores, de que toda a gente gosta e não tem oportunidade de conhecer», explica o ex-jogador. Maniche falou ainda sobre a obra, escrita por Tiago Guadalupe, como sendo «um livro de verdades, que conta muitas histórias memoráveis e verídicas». Outras ficaram «guardadas para uma segunda ou terceira edição». «É um livro que fala muito de mim, mas não fala só de vitórias. Também realça arrependimentos e erros que cometi, como ter saído do Atlético de Madrid ou assinar pelo Colónia», conta.
Maniche confessa sentir-se «realizado, feliz e no auge da carreira sem jogar futebol». «Vou tentando concretizar sonhos. Fui sempre essa pessoa que arrisca e luta pelo que quer. Tive um clube que não resultou. Tenho o livro e agora vem aí o vinho. E virão outras aventuras. Não se pode é estar parado e deixar de sonhar. Foram 10 meses de muito trabalho e agora é partir para uma nova aventura», conclui.
Texto: Cynthia Valente; Fotos: João Ribeiro | WIN Porto
LEIA MAIS: Morreu o canguru mais musculado do mundo
Siga a Impala no Instagram