Miguel Oliveira termina primeiro dia de testes em 10.º com domínio Yamaha

O piloto português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje na 10.ª posição o primeiro de três dias de testes da pré-temporada de MotoGP, na Malásia, marcado pela lesão do campeão Jorge Martin (Aprilia).

Miguel Oliveira termina primeiro dia de testes em 10.º com domínio Yamaha

Oliveira efetuou 55 voltas ao traçado de Sepang, terminando o dia a 0,8 segundos do mais rápido, o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que bateu o espanhol Marc Márquez (Ducati) por 51 centésimos, com o também espanhol Alex Márquez (Ducati) em terceiro, a 183 centésimos.

O campeão Jorge Martin, que este ano se mudou da Ducati para a Aprilia, caiu por duas vezes. No segundo acidente foi cuspido da mota e, ao aterrar, sofreu múltiplas fraturas na mão direita e no pé esquerdo.

Martín, de 27 anos, que conquistou em 2024 o primeiro título no campeonato do Mundo de velocidade de motociclismo, perdeu o controlo da Aprilia e foi projetado da moto, embatendo com violência no asfalto, ao ponto de a viseira do capacete ter saltado.

O piloto espanhol foi transportado para o centro médico do circuito malaio e, posteriormente, para o hospital, onde foram diagnosticadas “fraturas do quinto metacarpo da mão direita e do terceiro, quarto e quinto metatarsos do pé esquerdo”, segundo informou a equipa.

O campeão mundial da categoria rainha do motociclismo, que tinha sofrido uma queda pouco antes, mas sem consequências físicas, vai permanecer hospitalizado até quinta-feira, regressando depois à Europa para ser operado à mão direita e pé esquerdo.

Martín vai falhar a segunda sessão de testes de pré-temporada, que se realiza na próxima semana, na Tailândia, e poderá não estar totalmente recuperado a tempo do primeiro Grande Prémio do Mundial de 2025, em 02 de março, naquele país asiático.

De baixa fica, ainda, o espanhol Raul Fernandez (Aprilia), que foi companheiro de equipa de Miguel Oliveira na Trackhouse nas duas últimas temporadas.

O piloto espanhol sofreu fraturas na mão esquerda e no pé esquerdo. Viajará de regresso a Espanha, onde será operado à mão em Barcelona.

Também o italiano Fabio DiGiannanttonio (Ducati) caiu na curva cinco, fraturando a clavícula esquerda.

Segundo adiantou fonte da equipa VR46, de Valentino Rossi, à agência Lusa, o italiano voará esta noite de regresso a Itália, onde será operado.

Caíram ainda o espanhol Pedro Acosta (KTM), o japonês Ai Ogura (Aprilia) e o italiano Franco Morbidelli (Ducati), mas sem consequências.

Quanto a Miguel Oliveira, o piloto luso esteve num treino de adaptação à Yamaha, de acordo com a equipa Pramac, à qual chegou este ano.

A equipa sublinhou, em comunicado, que o piloto natural de Almada se concentrou em conhecer e perceber a mota em vez de testar já os limites.

“Foi um dia sólido. Terminámos satisfeitos com o trabalho feito e ansiosos por estreitar esta relação que acabámos de começar”, disse o piloto de 30 anos, citado pela assessoria de imprensa da Pramac.

Oliveira sublinhou que ainda se está “a adaptar à mota, tal como parte dos elementos da equipa”, ao mesmo tempo que se vai entrosando com os técnicos.

 “Há um bom ambiente na boxe. Todos dão o seu melhor para melhorar. Sabemos que podemos fazer melhor e sou o primeiro a admitir que ainda preciso de desbloquear o potencial completo da mota. Sabemos que está lá e estas primeiras voltas só nos deixam mais motivados”, concluiu Miguel Oliveira.

Quinta-feira disputa-se o segundo dos três dias esta primeira bateria de testes de pré-temporada.

 

AGYR (RCP) // AO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS