Nelson Évora lidera lista lusa de sete atletas para Mundiais de pista coberta

Portugal vai participar com sete atletas nos Mundiais de atletismo, entre os quais Nelson Évora, Tsanko Arnaudov e a seleção feminina dos 4×400 metros.

Nelson Évora lidera lista lusa de sete atletas para Mundiais de pista coberta

Portugal vai participar com sete atletas nos Mundiais de atletismo em pista coberta, que vão ser disputados em Birmingham, em Inglaterra, entre os quais Nelson Évora, Tsanko Arnaudov e a seleção feminina dos 4×400 metros.

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) anunciou hoje os convocados para a competição, a disputar entre 01 e 04 de março, confirmando a presença de Nelson Évora (Sporting), no triplo salto, Tsanko Arnaudov (Benfica), no lançamento do peso, Lorene Bazolo (Sporting), nos 60 metros, e Cátia Azevedo (Sporting), nos 400.

A velocista de 400 metros dos ‘leões’, que conseguiu os mínimos no passado sábado, em Pombal, integra ainda a seleção para a estafeta na distância, juntamente com Dorothe Évora (Sporting), Filipa Martins (Sporting) e Rivinilda Mentai (Benfica), cujas marcas somadas na distância cumpriram o requisito de 3.40,00 minutos.

Nelson Évora, campeão olímpico em 2008 e bicampeão europeu em pista coberta, detém a segunda melhor marca do ano (17,30 metros), atrás do brasileiro Almir Cunha dos Santos (17,37), enquanto Tsanko Arnaudov subiu ao sétimo lugar do ‘ranking’ anual, com o novo recorde nacional (21,27), alcançado no domingo.

Lorene Bazolo (7,27 segundos), que é 57.ª este ano, e Cátia Azevedo (53,13), 60.ª, chegam com posições mais modestas aos Mundiais, dos quais vão ficar de fora por lesão, apesar de terem obtido mínimos, Patrícia Mamona (Sporting) e Susana Costa (Academia Fernanda Ribeiro), ambas no triplo salto, e Francisco Belo (Benfica), no lançamento do peso.

De fora desta lista, ficou também Samuel Remédios (Juventude Vidigalense), que bateu o recorde nacional do heptatlo (5.980 pontos) e ocupa o nono lugar do ‘ranking’ mundial de 2018, apesar de a FPA aguardar um esclarecimento sobre a atribuição de um ‘wild-card’ ao austríaco Dominik Distelberger, 10.º da mesma hierarquia.

A qualificação para as provas combinadas dos Mundiais é assegurara pelo vencedor do Challenge de 2017, pelos cinco melhores do ‘ranking’ ao ar livre de 2017, pelos cinco melhores em pista coberta e por um convidado da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Lista dos sete convocados:

– Masculino:

Nelson Évora (Sporting) – Triplo salto

Tsanko Arnaudov (Benfica) – Lançamento do peso

– Feminino:

Lorene Bazolo (Sporting) – 60 metros

Cátia Azevedo (Sporting) – 400 metros e 4×400 metros

Dorothe Évora (Sporting) – 4×400 metros

Filipa Martins (Sporting) – 4×400 metros

Rivinilda Mentai (Benfica) – 4×400 metros

 

Impala Instagram


RELACIONADOS