Piloto russo penalizado por saudação nazi em prova no Algarve

FIA abre investigação a Artem Severiukhin pela “conduta inaceitável” do piloto russo que também já ficou sem contrato com a equipa pela qual competia.

Piloto russo penalizado por saudação nazi em prova no Algarve

Depois de ter feito uma saudação nazi em pleno pódio enquanto celebrava a vitória em Portimão a contar para o Campeonato Europeu de Karting, Artem Severiukhin recorreu às redes sociais para explicar o motivo do seu gesto. Que está a gerar bastante controvérsia e que já teve consequências para o piloto russo de apenas 15 anos.

Neemias Queta concretizou sonho, mas viveu difícil época de ‘rookie’ na NBA
Neemias Queta cumpriu em 2021/22 o seu sonho, e do basquetebol português, de jogar na Liga norte-americana (NBA), mas viveu uma difícil época de ‘rookie’, com escassa utilização nuns Sacramento Kings algo ‘perdidos’ (… continue a ler aqui)

“Quando estava no pódio fiz um gesto que muitos entenderam como uma saudação nazi. Isso não é verdade. Nunca apoiei o nazismo e considero-o um dos piores crimes da história da humanidade. Estou pronto para ser penalizado. Mas, por favor, acreditem que não houve intenção da minha parte em apoiar o nazismo ou o fascismo”, disse num vídeo publicado no Instagram.

Equipa rescinde contrato

O que é certo é que o gesto já está a ter consequências para a carreira de Artem Severiukhin, que corre com licença italiana. A FIA decidiu abrir uma investigação ao sucedido, justificando a decisão com uma “conduta inaceitável” do piloto. Por sua vez, a Ward Racing, equipa para a qual o russo competia, decidiu rescindir, de forma unilateral, o contrato com o piloto.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS