Presidente da FPF quer videoárbitro “mais eficaz e transparente”

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, disse hoje que tem como objetivo tornar o videoárbitro “mais eficaz e transparente nas decisões e comunicações”, em simpósio UEFA dedicado ao VAR em Oeiras, Lisboa.

Presidente da FPF quer videoárbitro

Segundo Proença, que discursou na sessão de abertura do evento da UEFA que decorreu na Cidade do Futebol, o objetivo é melhorar o VAR, uma “ferramenta extremamente importante para o futuro do setor” que “será sempre um projeto inacabado”, mas cuja utilidade “não pode ser questionada”.

O dirigente reforçou ainda medidas já por si anunciadas, como a criação de um Plano Nacional de Arbitragem e a ambição de triplicar o número de árbitros nos próximos três ciclos.

Proença referiu-se também ao lançamento de uma plataforma externa para gerir a arbitragem profissional, bem como a criação de um centro de formação dedicado ao videoárbitro, no Norte do país.

No simpósio do organismo de cúpula do futebol europeu, o diretor-geral para a arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti, partilhou vários dados sobre a tomada de decisão arbitral durante o jogo, com 97,49% das decisões tomadas sem VAR a serem corretas, contra 99,6% com recurso à tecnologia.

O evento contou ainda com o selecionador português, Roberto Martínez, o futebolista André Martins e o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, entre vários convidados internacionais, como a árbitra Stephanie Frappart e o diretor técnico do International Board, David Elleray.

SIF // AJO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS