Proprietário dos Phoenix Suns suspenso um ano da NBA por racismo e misoginia

A Liga norte-americana de basquetebol (NBA) puniu com um ano de suspensão e uma multa de 10 milhões de dólares (aproximadamente 10 milhões de euros) o proprietário dos Phoenix Suns, Robert Sarver, por comportamentos racistas e misóginos.

Proprietário dos Phoenix Suns suspenso um ano da NBA por racismo e misoginia

A sanção foi anunciada na terça-feira, tendo Sarver ficado impedido de liderar o clube, assim como de frequentar instalações de equipas da NBA e da Liga feminina (WNBA). Um relatório independente pedido pela NBA provou que Sarver “violou claramente” as regras de boa conduta do mundo profissional, mas também da competição. O proprietário dos Suns, e dos Phoenix Mercury, da WNBA, foi acusado de ter tratado os funcionários de forma injusta, com “expressões que não tinham em conta as suas sensibilidades raciais”, uma linguagem de conotação sexual e de atitude de assédio.

Carro em que seguia mulher e dois filhos de Sérgio Conceição apedrejado no Dragão
Carro em que seguia mulher e dois dos filho de Sérgio Conceição foi apedrejado à saída do Dragão (… continue a ler aqui)

Segundo a investigação, Sarver pronunciou a “palavra n… [negro]” cinco vezes e disse a uma das suas funcionárias grávidas que não faria o seu trabalho corretamente se fosse mãe. “Lamento ter causado danos e mal-estar, mas estes erros de julgamento não correspondem à minha filosofia e aos meus valores”, reagiu o empresário, assumindo a discordância com a decisão da NBA.

Sarver pronunciou a “palavra n… [negro]” cinco vezes e disse a uma das suas funcionárias grávidas que não faria o seu trabalho corretamente se fosse mãe

O valor da multa aplicada a Sarver vai ser doado a organizações que lutam contra a discriminação de raça e de género. Em 2014, Donald Sterling, o antigo proprietário dos Los Angeles Clippers, foi banido da NBA por fazer comentários racistas numa conversa privada.

Impala Instagram


RELACIONADOS