Quais os países onde o futebol feminino está a crescer mais

O país do mundo em que o futebol feminino mais cresceu nos últimos anos é o mexicano, seguido pelo brasileiro. Em Portugal, registou-se também o crescimento continuado da prática entre as mulheres.

Quais os países onde o futebol feminino está a crescer mais

Em 5 de fevereiro assinala-se o Dia Nacional das Meninas e Mulheres nos Desportos nos Estados Unidos. Comemorado pela Women’s Sport Foundation, este ano marca a 39ª edição do evento. O no final do texto analisa a participação feminina no futebol entre a população em geral em todo o mundo. De acordo com uma sondagem conduzida pela Statista Consumer Insights, o futebol feminino é particularmente popular no México, onde 20 por cento das entrevistadas do sexo feminino com idades entre 18 e 64 anos disseram que participavam dele pelo menos ocasionalmente.

No Brasil, outra nação internacionalmente famosa pelo seu futebol, 14 por cento das mulheres afirmam praticar futebol. Os números foram ainda maiores entre os homens nesses dois países, em 58 por cento e 65 por cento. Na Europa, entretanto, a participação é marginalmente maior no Reino Unido, para mulheres, do que em Espanha, França, Alemanha e Itália. Portugal não foi incluído desta sondagem, mas o seu crescimento é notório.

Futebol feminino em crescimento continuado do em Portugal

Infographic: Where Soccer Is Getting Women Onside | Statista

Statista

O estudo de há um ano publicado pelo Portugal Football Observatory, da FPF, subordinado ao tema Futebol Feminino em Portugal, traçou o retrato evolutivo nas 11 épocas desportivas anteriores. No trabalho, destacam-se notas de crescimento constante e conclui-se que, naquele período, o número de jogadoras de futebol e futsal aumentou 132%, isto é, de 6.520 jogadoras em 2012/13 para 15.113 no final de 2022/23. A meio da época 2023/24, o número de futebolistas inscritas era superior a 17.700.

Além de outras conclusões da análise feita pelo observatório, destaca-se ainda o “enorme crescimento do número de competições” de futebol feminino em Portugal, que escalou de 27 para 94 (248%). Existem já, aliás, clubes exclusivamente dedicados ao futebol feminino, como o Racing Power, que em pouco tempo milita já no principal escalão nacional. Outro dado relevante indica que de 2012 a 2023, a Seleção Nacional A feminina subiu no ranking FIFA do 46.º para 19.º lugar, “muito graças às suas participações nos campeonatos europeus de 2017 e de 2022”, assim como “no Campeonato do Mundo de 2023”.

Impala Instagram


RELACIONADOS