Que selecionador pode vir a suceder a Fernando Santos? Não faltam opções

O técnico Fernando Santos, hoje com 66 anos, tornou-se o selecionador da seleção portuguesa em 2014 e veio a obter uma grande conquista em 2016 ao ganhar o Euro com a seleção portuguesa. Com contrato renovado com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Santos continuará a comandar a seleção até 2024.

Que selecionador pode vir a suceder a Fernando Santos? Não faltam opções

Este ano, a seleção portuguesa, atual campeã do Euro, acabou eliminada pela Bélgica por 1 a 0 e saiu definitivamente do torneio. Muitos têm questionado o treinador e consideram que a hora de partir já chegou. Apesar das conquistas é preciso virar a página.

A troca de treinador de uma seleção nacional não é, para muitos países, uma tarefa fácil, mas em Portugal isso parece não ser um problema.

Quem acompanha o futebol nacional e europeu como as pessoas que gostam de apostar nas equipes da Liga NOS ou de outros campeonatos europeus e de seleções –  o melhor sítio para ler sobre bónus e avaliações de plataformas é o casas-de-apostas.pt – sabe que a escola portuguesa de treinadores pode ser considerada uma das melhores da Europa e não faltam candidatos para assumir essa responsabilidade.

Vejam abaixo alguns candidatos a esse posto:

Jose Mourinho

Com toda certeza, ele é o maior técnico português e um dos mais conhecidos mundialmente. O seu sucesso teve início no Futebol Clube do Porto, onde conquistou a Liga dos Campeões de 2004.

Em Inglaterra ganhou a Premier League com o Chelsea, equipa que não ganhava este campeonato há 50 anos. A carreira de sucesso continuou na Itália comandando o Inter de Milão, onde acabou por vencer a Liga dos Campeões da UEFA em 2009/2010. Também treinou o Real Madrid, Manchester United e Tottenham, onde foi demitido recentemente.

Agora, no seu 22º ano como treinador, Mourinho assume o comando da Roma. O seu regresso a Itália ocorre 11 anos depois de ter comandado a Inter.

Nuno Espírito Santo

O ex-guarda-redes Nuno Espírito Santo já trabalhou no Rio Ave, Valencia e no Porto. Quando assumiu a equipe inglesa do Wolverhampton em 2017 conseguiu levar o clube da Segunda Divisão à Premier League.

O treinador português de 47 anos acaba de assinar com o Tottenham até junho de 2023. Mas quem sabe um convite de Portugal não seja mais forte que seu vínculo com a equipa de Londres?

Jorge Jesus

O português Jorge Jesus, depois de sua temporada inesquecível no Brasil a comandar o Flamengo, voltou ao Benfica.

Seu primeiro ano de trabalho, entretanto foi uma verdadeira decepção. O clube havia feito o maior investimento de sua história gastando mais de 100 milhões de euros em contratações e nem assim a equipe conseguiu chegar à fase de grupos da Champions League.

Para piorar ainda mais a situação, acabou eliminado da Taça da Liga de Portugal e da Europa League.

Ao que tudo indica, este ano de 2022 será bem mais tranquilo para Jorge Jesus que chegou a balançar no cargo. A equipe tem jogado bem e os resultados positivos estão a aparecer. E cinco jogos obteve, cinco vitórias assumindo a liderança isolada do campeonato.

Abel Ferreira

O técnico Abel Ferreira começou como treinador da equipa Sub-19 do Sporting Clube de Portugal. Contudo foi na equipa B do SC Braga onde despontou para o mercado com um início bastante inesperado.

Em 2016 o técnico principal havia sido demitido e o novo treinador demoraria uma semana para assumir. Abel foi então encarregado de ocupar o posto e assumir a equipe para a partida seguinte que seria contra nada menos do que o Sporting Lisboa, na época comandada por Jorge Jesus.

Como em um toque de mágica, Abel alterou todo esquema de jogo que vinha sendo utilizado e com isso acabou por derrotar a equipe de Lisboa em sua própria casa. Em 2019 Abel se transferiu para o clube grego PAOK e a seguir para o Palmeiras, onde venceu a Copa Libertadores da América.

 

André Villas-Boas

Em 2009, Villas-Boas iniciou sua carreira na modesta Acadêmica de Coimbra e evitou o descenso iminente. A partir disso foi contratado pelo Porto, sucedendo Jesualdo Ferreira.

Com apenas 32 anos, trouxe resultados bem positivos na época 2010/2011 e isso o levou a Inglaterra para treinar o Chelsea onde conquistou a Copa da Inglaterra e a seguir no Tottenham, Zenit da Rússia, Shangai SIPG e no Olympique de Marselha.

Villas-Boas chegou a ser auxiliar de Mourinho em 2009, antes de iniciar sua carreira como treinador na Acadêmica. Atualmente está sem clube.

Marco Silva

Marco Silva logo em seu primeiro trabalho foi campeão da segunda divisão com o Estoril. Depois desse início meteórico foi treinar o Hull City e depois o Watford na Inglaterra.  À seguir transferiu-se para o Everton sendo demitido em 2019 após sofrer uma goleada de 5 a 2 do seu rival Liverpool. Atualmente Marcos Silva comanda o Fulham.

Paulo Fonseca

Paulo Fonseca gosta de jogar ofensivamente. Treinou o clube ucraniano Shakhtar Donetsk por três épocas e conquistou todas as edições que disputou do campeonato nacional e da Copa da Ucrânia. Ultimamente treinava a Roma, mas foi demitido em junho deste ano.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS