Sérgio Conceição ameaça sair do FC Porto, mas será que treinador tem razão nas queixas?

Sérgio Conceição ameaça sair do FC Porto, mas será que o treinador tem razão nas queixas que aponta a Pinto da Costa?

Sérgio Conceição ameaça sair do FC Porto, mas será que treinador tem razão nas queixas?

Não se vivem dias fáceis no FC Porto. Várias notícias dão conta de um foco de tensão entre Sérgio Conceição, treinador dos azuis e brancos, e os dirigentes portistas, encabeçados pelo presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa. Ao ponto de existir o rumor de que o treinador poderá bater com a porta ainda durante a pausa para as seleções.

Leia depois
Amigo que lucrou 30 milhões com transferência de Ronaldo abandona seleção
Ricardo Regufe anunciou que deixou de fazer parte da comitiva da seleção nacional. E a ‘culpa’ é de Ronaldo (… continue a ler aqui)

Mas afinal, o que está em causa? O que motivou este afastamento entre Sérgio Conceição e a direção do clube depois de tantas juras de amor de parte a parte? Tudo começou quando o treinador decidiu queixar-se daquilo que considera ser um fraco investimento na equipa. “30% da equipa B, 40% vindos de clubes médios e depois o mérito é zero”, disse Conceição após a eliminação da Liga dos Campeões. Assumindo estar “frustrado e triste”.

“Não é verdade que tenha havido falta de investimento”

Depois, foi a vez de Pinto da Costa responder ao alegado fraco investimento feito na equipa. “Não é verdade que tenha havido falta de investimento. Vou lembrar que este ano comprámos o Grujic por 10 milhões de euros, o Veron por 10, o David Carmo por 20, o Eustáquio e outros. Não houve falta de investimento”, disse o dirigente aos jornalistas antes da gala do jornal O Gaiense. Seguiu-se uma nova resposta do treinador. Sérgio Conceição partilhou uma publicação de Cecília Pedroto, mulher do treinador José Maria Pedroto, acrescentando palavras polémicas. “Conquistados com o apoio de verdadeiros portistas, com ou sem recursos”, pode ler-se.

De acordo com informações avançadas pelo Record e por A Bola, este cenário poderá levar a que Sérgio Conceição abandone o clube no imediato. Escrevem os desportivos que este é um cenário em cima da mesa. Por sua vez, O Jogo coloca alguma água na fervura. Salienta o desportivo que Sérgio Conceição está realmente “desiludido” com a situação e revela-se insatisfeito. Ainda assim, e de acordo com o desportivo, não estará em causa a continuidade do treinador.

Números dão razão a Sérgio Conceição?

Será que Sérgio Conceição tem razão quando se queixa da falta de investimento? A resposta é não. Pelo menos com base nos números. Esta é a sexta época do treinador ao serviço do FC Porto, sendo a segunda com maior investimento. Nesta época foram investidos 50 milhões no reforço do plantel. Valor que só é superado pelos 63,25 milhões investidos na temporada 2019/20. Os restantes valores são: 21,25 milhões (2017/18), 40 (2018/19), 22,73 (2020/21) e 35,27 (2021/22).

Olhando para os reforços sonantes desta época, também Sérgio Conceição aparenta não ter razão. Os azuis e brancos foram buscar David Carmo ao Braga, clube que tenta intrometer-se na luta pelo título de campeão. Segue-se Veron que veio do Palmeiras, o clube de maior sucesso no Brasil. A estes junta-se Grujic, comprado ao poderoso Liverpool. É verdade que Eustáquio foi comprado ao Paços de Ferreira, mas já tinha feito meia época nos dragões. Sobra Samuel, guarda-redes contratado ao Portimonense com a missão de ser apenas uma alternativa à baliza portista. E ainda André Franco, contratado ao Estoril. Estes sim, contratações que se enquadra nos lamentos do treinador.

Olhando para os 17 jogadores mais utilizados nesta época, a maioria já estava às ordens de Sérgio Conceição na época em que o FC Porto foi campeão. O 18º jogador mais utilizado é Danny Namaso, avançado que tem mais tempo de jogo na equipa B dos dragões.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS