Silas sobre o dérbi: «Este jogo vale mais do que três pontos»
«É o jogo que mexe mais com o futebol português, tem um lado emocional e de paixão, e os jogadores sabem o que isso quer dizer», afirmou o treinador.
Jorge Silas afirmou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que acredita que o Sporting pode mesmo vencer o Benfica do dérbi da próxima sexta-feira, em Alvalade.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: O tempo para esta sexta-feira, 17 de janeiro
«É um jogo de 50-50, com as duas equipas a terem a possibilidade de ganhar e vamos fazer tudo para isso, acreditando que o Benfica também vem à procura disso. Vai ser um jogo aberto, com ocasiões de golo e animado, como foi o clássico com o FC Porto. Mas claro que o meu desejo é ganhar e não falhar tantos golos», antecipou o técnico verde e branco.
Sobre o ambiente que rodeia o dérbi da 17.ª jornada da Liga, Silas admitiu que os dois clubes vivem este jogo de forma diferente e que os jogadores têm noção disso.
«Este jogo vale mais do que três pontos. É o jogo que mexe mais com o futebol português, tem um lado emocional e de paixão, e os jogadores sabem o que isso quer dizer. Para nós e para o Benfica são muito mais do que três pontos, independentemente da posição de cada equipa», considerou.
«A única certeza que tenho até agora é que Bruno Fernandes vai estar»
Quando questionado sobre a situação de Bruno Fernandes, Silas foi categórico na resposta e garantiu que o internacional português vai alinhar no dérbi, tecendo-lhe também vários elogios.
«A única certeza que tenho até agora é que o Bruno vai estar. Não acredito que não esteja. Preparámos o jogo com o Bruno, ele treinou muito bem, como sempre. É um jogador extraordinário, o melhor jogador do campeonato, o mais valioso. Já no ano passado era. Já ouvi dizer que o Bruno não vale esses valores de que falam… pois não, vale muito mais. Quando temos um jogador desta qualidade é normal que muita gente o queira. Só não vai estar se houver uma catástrofe», sustentou o técnico.
«Acredito que vamos encurtar distâncias»
Sobre as implicações de uma derrota, que deixaria os Leões a 19 pontos da liderança, Silas desdramatizou e sublinhou que os dois emblemas «têm algo a perder».
«Se o Benfica perder o FC Porto pode ficar mais perto. Nós, se perdermos, podemos ficar mais distantes, mas o ideal é que perca o Benfica. Mesmo que percamos, estamos a melhorar e não vamos perder muito mais pontos. Acredito que vamos encurtar distâncias», sublinhou o treinador.
Quando questionado sobre a equipa e o momento que o Benfica está a atravessar, Silas considerou que as Águias têm um plantel «muito forte, resultado do maior investimento de sempre». Silas desvalorizou ainda o facto de a equipa de Bruno Lage ter menos dias de descanso, depois de ter enfrentado o Rio Ave, na passada terça-feira, para a Taça de Portugal.
Sporting, quarto classificado com 29 pontos, e Benfica, líder da Liga com 45 pontos, encontram-se na próxima sexta-feira no Estádio de Alvalade. O dérbi, que encerra a primeira volta da competição, tem início marcado para as 21h15.
Texto: Joana Ferreira com Lusa
Siga a Impala no Instagram