Nova época terá condicionantes e situações a «evitar» na I e II Liga de futebol
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) indicou hoje algumas condicionantes dos sorteios da I e da II Ligas, que se realiza esta sexta-feira.
A LPFP refere que no sorteio I Liga Benfica e Sporting não podem, em simultâneo, ter na mesma ronda jogos em casa ou fora, uma condicionante também aplicada a FC Porto e Boavista, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, e Gil Vicente e Famalicão. Para o sorteio, que se realiza na sexta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto, é determinado ainda o habitual, ou seja, que a segunda volta «terá que ser o espelho» da primeira. Nas várias alíneas de condicionantes, a Liga refere a necessidade de evitar que a mesma equipa jogue consecutivamente, em casa ou fora, com as que tiveram melhor classificação média nas anteriores três épocas: Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.
LEIA DEPOIS
Quinto filho de Cristiano Ronaldo pode mesmo estar a caminho
Sorteio I Liga pretende evitar que a mesma equipa tenha deslocações consecutivas a Açores e Madeira
Outro aspeto é o de «evitar» que a mesma equipa tenha duas deslocações consecutivas a Madeira e Açores, regiões que na I Liga têm o Marítimo e o Santa Clara. Nas condicionantes, a LPFP quer evitar que uma equipa que dispute numa ronda um jogo com um adversário que esteja nas competições europeias (Liga dos Campeões ou Liga Europa) volte a ter na seguinte um adversário europeu. Para o sorteio da II Liga, é determinado à partida que as equipas B de FC Porto e Benfica apenas se defrontem na última jornada de cada volta. Aplica-se também a regra das regiões, em que Mafra e Casa Pia não poderão jogar em simultâneo em casa ou fora na mesma ronda, e a indicação de que Oliveirense jogará a primeira jornada como visitante, «em virtude da partilha de estádios».
LEIA MAIS
Mulher de José Castelo Branco internada de urgência no hospital
Diogo Amaral assume vício com drogas: «Mais dois meses e tinha acabado com tudo»
Diana Fialho chora no julgamento: «Eu não fiz nada»
Siga a Impala no Instagram