Pequena vila mantém árvore de Natal por causa de um pombo

Uma pequena vila em East Yorkshire, no Reino Unido, ainda tem a árvore de Natal montada – não porque pretendem manter o espírito natalício vivo, mas por causa de um pombo.

Pequena vila mantém árvore de Natal por causa de um pombo

A árvore de Natal de Beverley continua de pé porque um pombo fez dela a sua casa. A junta de freguesia deveria ter derrubado a árvore em janeiro, mas por causa da Lei da Vida Selvagem e do Campo, de 1981, é ilegal apanhar, danificar ou destruir o ninho de qualquer ave selvagem enquanto estiver em uso ou a ser construído.

Para ler depois
Cerca de 2 terços da eletricidade gerada pelo País em maio foi renovável

Só o pombo pode ‘decidir’ quando a árvore de Natal pode ser retirada

Pequena vila mantém árvore de Natal por causa de um pombo
Por causa da lei, a árvore não pode ser movida enquanto pombo não decida abandonar o ninho por vontade própria

A árvore mantém as luzes – embora desligadas –, porque a Junta não quer incomodar o pombo ao removê-las. Seis meses depois do final do período festivo, a árvore parece naturalmente esmorecida, já que as suas agulhas verdes adquiriram o tom pouco atraente de castanho.

Denis Healy, presidente da junta, diz não querer remover o pássaro e que vai esperar que o pombo resolva mudar de ares. “Viemos remover a árvore de Natal no início do ano, mas não pudemos fazê-lo. Mantemos as luzes na árvore, mas desligadas, porque fomos avisados ​​de que removê-las poderia perturbar o pássaro”, explica.

Especialistas e, vida selvagem acreditam que o pombo ‘desampare a loja’ em julho

“Muitas pessoas perguntam-se por que motivo ainda estava uma árvore de Natal ali, e portanto tivemos de colocar avisos para informar as pessoas. Como freguesia ‘verde’, preocupamos-nos com a biodiversidade, a natureza e as questões ambientais. Por isso, não queremos remover dali o pássaro, até porque, se o fizéssemos, seria ilegal.”

Vários especialistas em vida selvagem acreditam que o pombo mudará de pouso em julho, quando terminar a temporada de reprodução.

Para ler depois
A trágica história das crianças-rato do Paquistão

Impala Instagram


RELACIONADOS