Dia Mundial da Saúde: por que a data se tornou mais importante?
Dia Mundial da Saúde. A conjuntura social contemporânea requer ainda mais atenção para a saúde. A pandemia de covid-19 não terminou e muitos pacientes com outras doenças estão a ficar para trás.
Em 1948, a Organização Mundial da Saúde instituiu o Dia Mundial da Saúde, celebrado na data de 7 de abril. O objetivo da organização foi promover um momento para que as questões relacionadas com a saúde sejam trabalhadas, garantindo a consciencialização sobre o tema e estimulando a criação de políticas voltadas para o bem-estar da população. A pandemia do coronavírus tornou a saúde num tema mais frequente. Todas as tragédias provocadas pelo advento deste vírus tornaram mais evidente como é essencial que as políticas públicas se voltem para a saúde da população. Sem elas, é impossível garantir o controlo do vírus, assim como o bem-estar das pessoas.
Dia Mundial da Saúde também um momento para refletir sobre a importância da saúde mental
Além da saúde, a ciência foi outro tema que entrou na atenção da opinião pública. Os cientistas exercem um papel central no avanço tecnológico e no desenvolvimento de iniciativas pautadas na saúde da população. Embora a ciência seja fundamental, ela por vezes foi e continua a ter a sua centralidade esquecida. No Dia Mundial da Saúde, refletir sobre a importância da saúde mental também é fundamental: a pandemia de covid-19 agrava os quadros de ansiedade e de depressão, além de ser desencadeadora de novos casos. Estas doenças, quando não tratadas, provocam grande sofrimento psíquico e emocional e também resultam em sintomas físicos no paciente.
Fabiano de Abreu Rodrigues, filósofo e cientista
LEIA AGORA
Todos os detalhes que levem a um distúrbio do sono de maneira séria devem ser um alerta. Afinal, dormir é fundamental para manutenção da qualidade de vida (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram