Óculos escuros. É mesmo preciso ? Moda ou Saúde?
O desenvolvimento saudável dos nossos olhos, particularmente nos mais jovens, requer exposição a luz natural todos os dias. Inclusive, já foi cientificamente demonstrado que as crianças que passam mais tempo em atividades ao ar livre durante o dia apresentam um risco reduzido de se tornarem míopes. Posto isto, é mesmo preciso usar óculos escuros? Luz […]
O desenvolvimento saudável dos nossos olhos, particularmente nos mais jovens, requer exposição a luz natural todos os dias. Inclusive, já foi cientificamente demonstrado que as crianças que passam mais tempo em atividades ao ar livre durante o dia apresentam um risco reduzido de se tornarem míopes. Posto isto, é mesmo preciso usar óculos escuros?
Luz ultra-violeta a mais pode até levar a cancro ocular
O problema surge quando a exposição a luz ultra-violeta (UV) é demasiado intensa e, ou, prolongada. Nestes casos, o risco de desenvolvimento de várias doenças – como cataratas, ceratite, pterygium e, até, cancro ocular – aumenta. Nunca, em circunstância alguma, se deve olhar diretamente para o Sol! Nem com óculos escuros. Fazer isto pode levar a perda de visão irreversível. Todos nós já verificámos que, no final de um dia de sol e praia, muitas crianças apresentam os olhos vermelhos e irritados, particularmente quando não se tomam precauções como uso de óculos e de chapéu de sol.
Sim ao protetor solar e sim aos óculos escuros
Portanto, sim! Tal como precisamos de protetor solar cutâneo, também precisamos de proteção ocular (óculos e/ou chapéu de sol) contra exposição solar com alto índice de UV. E, tal como na escolha do seu protetor solar, verifica o fator de proteção na escolha dos seus óculos, também deve escolher lentes com a designação «100% Proteção UV» para raios UVA e UVB. Desfrute do verão com estilo, mas principalmente com saúde. Utilize óculos escuros!
Dr. Ricardo Portugal
Médico Especialista em Oftalmologia – OM45841
Coordenador de Oftalmologia do Hospital Privado de Gaia
Siga a Impala no Instagram