Restaurar a Natureza é cuidar de todos
Imagina viver num lugar onde os rios correm limpos, as florestas protegem as aldeias do calor e do fogo e os campos férteis alimentam pessoas e animais em equilíbrio, as pessoas são felizes e partilham bem-estar. Restaurar a natureza é dar vida a essa visão. É cuidar da terra, da água e do ar para […]

Imagina viver num lugar onde os rios correm limpos, as florestas protegem as aldeias do calor e do fogo e os campos férteis alimentam pessoas e animais em equilíbrio, as pessoas são felizes e partilham bem-estar. Restaurar a natureza é dar vida a essa visão. É cuidar da terra, da água e do ar para que todos – humanos e não-humanos – possam viver melhor. É possível. Já está a acontecer. E é urgente acelerar.
O restauro da Natureza é muito mais do que plantar árvores. É recuperar a saúde de ecossistemas inteiros: limpar rios, revitalizar zonas húmidas, devolver espécies nativas aos seus habitats, proteger os solos. Quando a Natureza floresce, tudo ao nosso redor melhora. O ar torna-se mais puro, a água mais abundante, os alimentos mais saudáveis. E nós ganhamos em qualidade de vida, segurança e bem-estar. Restaurar a Natureza também é dar voz às comunidades, para que elas se sintam parte, para que possam participar neste trabalho coletivo, com ideias e com ação.
“A WWF Portugal tem feito este trabalho com as comunidades locais em várias zonas do país, como por exemplo, na Serra do Caldeirão”
Em Portugal, já há exemplos inspiradores: projetos que devolvem vida a zonas degradadas, trazem de volta aves raras, protegem florestas autóctones e valorizam o saber local. A WWF Portugal tem feito este trabalho com as comunidades locais em várias zonas do país, como por exemplo, na Serra do Caldeirão, onde tem restaurado encostas áridas e recuperado água para a Ribeira da Foupana. Estes esforços mostram que o restauro é uma oportunidade, não um sacrifício. Uma oportunidade de criar emprego verde, de atrair investimento sustentável, de reforçar a ligação das pessoas à terra e entre si.
Com a nova Lei Europeia do Restauro da Natureza, Portugal tem agora o impulso necessário para ir mais longe. Temos ciência, temos talento, temos vontade e temos visão: a Natureza viva e próspera é a nossa visão. Se investirmos nesta missão coletiva, seremos um país mais resiliente às mudanças climáticas, mais justo no uso dos recursos, mais saudável e mais feliz. Porque quando a Natureza é rica, a vida também o é. E dar à Natureza o tempo e o espaço para se regenerar é, na verdade, cuidar de todos nós e da nossa felicidade coletiva.
Ângela Morgado,
Diretora Executiva da WWF Portugal
Da mesma autora
O lobo não é mau: uma história de desproteção da Natureza
Siga a Impala no Instagram