“Guerra” com Chris Rock não é de agora e Will Smith pode perder Óscar
Bofetada de Will Smith a Chris Rock durante os Óscares é o episódio mais recente de uma “guerra” que se arrasta há vários anos.
Está bem presente na memória de todos a bofetada que Will Smith deu a Chris Rock em direto, durante a 94ª edição dos Óscares. E aquela que deu ao ator norte-americano a primeira estatueta dourada da carreira. Só que aquele que está a ser visto como um ato isolado é o desentendimento mais grave de uma “guerra” que se arrasta há anos. E que culminou com um dos episódios mais negativos da história dos importantes prémios.
Jada Pinkett Smith, da separação até às acusações de traição e rumores de casamento aberto
A bofetada que ator deu a Chris Rock em defesa da mulher é apenas mais uma da já lista extensa de polémicas do casal
Vamos recuar até 2016. Estamos novamente em uma cerimónia dos Óscares e Chris Rock é o apresentador. Com Will Smith e Jada Pinkett Smith a serem alvo das piadas do comediante. Chris Rock brincou com o facto de a atriz querer boicotar o evento por considerar que faltavam atores negros entre os nomeados. “Jada disse que não vem. Eu fiquei tipo, ‘ela não está num programa de tv?’ Jada a boicotar os Óscares? Jada boicotar os Óscares é como eu boicotar as cuecas da Rihanna. Eu não fui convidado!”, disse.
“Jada boicotar os Óscares é como eu boicotar as cuecas da Rihanna”
O humorista fez ainda piadas com Will Smith. Que na altura era apontado como forte candidato a conquistar o Óscar de Melhor Ator devido à prestação em “A Força da Verdade”, mas que acabou por não ser nomeado pela Academia. “Will não foi nomeado. Não é justo que Will seja tão bom e não tenha sido nomeado. Está certo”, começou por dizer. “Também não é justo que Will tenha recebido mais de 18 milhões de euros para fazer ‘Wild Wild West’”, acrescentou. Em alusão a um dos maiores fracassos da carreira do ator.
the uncensored moment with will and chris oh wow #Oscars pic.twitter.com/tUNbitSOmF
— jaida ⩔ (@wilsonscap) March 28, 2022
Uma semana depois do evento, Chris Rock era confrontado com as piadas. “Há muitas coisas com que temos de lidar. Muitas coisas no nosso mundo agora. Temos que mantê-lo em movimento”, limitou-se a dizer. Também Will Smith foi desafiado a comentar as piadas. Respondendo apenas com um sorriso e o símbolo da paz com os dedos. Até que, seis anos depois, acontece a já famosa bofetada.
Will Smith pode perder Óscar?
O controverso momento aconteceu antes de Will Smith receber o Óscar de Melhor Ator, devido à prestação em “King Richard: Para Além do Jogo”. E agora, muitos perguntam se o ator poderá ficar sem o prémio. E a resposta é sim. De acordo com especialistas contactado pelo The New York Post, Will Smith poderá ter de devolver o galardão.
Isto porque a Academia tem um código de conduta que se aplica aos convidados, nomeados e premiados. Este foi lançado em 2017. Ano em que rebentou o polémico escândalo sexual que abalou Hollywood. O documento destaca a importância de “defender os valores da Academia”, realçando ainda o “respeito pela dignidade humana”.
Tendo em conta o código de conduta, também Chris Rock pode ser penalizado. Isto porque fez uma piada relacionada com uma doença autoimune de Jada Pinkett Smith que provoca a queda de cabelo. Como não tem nenhum prémio, o comediante pode ser penalizado com a impossibilidade de voltar a apresentar o evento. E de ser nomeado para futuros prémios.
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reuters
Siga a Impala no Instagram