Os cinco animais mais estranhos que já deram à costa

As marés continuam a trazer aos nossos olhos os animais mais inimagináveis. Conheça alguns dos mais estranhos que já deram à costa.

Os cinco animais mais estranhos que já deram à costa

Os oceanos comportam muitos mistérios. Um mergulho por baixo das ondas pode ser equivalente a uma cena de um filme de ficção científica, pleno de criaturas bizarras que parecem vindas de outros planetas. Na maioria das vezes, estes estranhos animais vivem nas profundezas escuras do oceano, mas, ocasionalmente, encalham nas nossas praias.

Peixe-diabo com antena de luz na cabeça

Os animais mais estranhos que já deram à costa
Peixe-diabo com antena de luz na cabeça

Um pescador encontrou o corpo de um peixe-diabo na Califórnia, em maio de 2021. Foi um achado raro e assustador, já que estes peixes vivem em a cerca de 914 metros abaixo da superfície e têm um aspecto assustador. Os cientistas determinaram que o corpo seria de um peixe-diabo do Pacífico da espécie Himantolophus sagamius. O apêndice que se ergue da cabeça do peixe termina em numa ‘lâmpada’ bioluminescente, que o usa para atrair as presas na escuridão.

Peixe-remo com enormes ovários

Os animais mais estranhos que já deram à costa
Peixe-remo com enormes ovários

Uma praia na ilha de Santa Catalina, na Califórnia, foi palco de uma outra visão rara, em junho de 2015. Um enorme peixe-remo, que vive em águas profundas. Este gigante que 4 metros forneceu aos cientistas uma oportunidade de estudar a criatura rara e a sua morfologia interna. Além de examinarem músculos, aparelho digestivo e espinhas gelatinosas, foi possível conhecer o sistema reprodutivo do animal, um par de ovários 11 quilos e 2,1 metros de comprimento.

LEIA DEPOIS
Recordes sexuais – conheça os 12 mais bizarros [vídeo]

Peixe-cavalo canibal ainda vivo

Em maio de 2014, os curiosos que visitavam o Cais de Jenette, na Carolina do Norte, ficaram frente a frente com um peixe estranho, sem escamas. Apanharam um susto quando notaram que o peixe continuava vivo. Foi identificado como um peixe-cavalo (Alepisaurus ferox), predador noturno muitíssimo raro que normalmente não se aproxima da costa. O estranho animal foi libertado em águas profundas, mas voltou a reaparecer.

Monstro marinho peludo

Os animais mais estranhos que já deram à costa
Monstro marinho peludo

Os habitantes da província oriental de Mindoro, nas Filipinas, ficaram perplexos com o aparecimento de uma enorme criatura peluda, em maio de 2018. O animal era uma gigantesca criatura marinha apodrecida com um cheiro nauseabundo. Os cientistas explicaram mais tarde que o corpo estranho seria provavelmente restos de baleia, e que os pelos que a cobriam eram, muito provavelmente, fibras musculares em decomposição.

Bolsa de animais em decomposição

Os animais mais estranhos que já deram à costa
Bolsa de animais em decomposição

Em julho de 2018, quando um ‘monstro marinho’ de 4,5 metros encalhou no Maine, Estados Unidos da América, já se tinha decomposto de tal forma que se tornou praticamente irreconhecível. Um local o descreveu-o como uma bolha “bastante nojenta”. Devido às enormes dimensões, várias pessoas acreditavam tratar-se dos restos de uma baleia, mas os especialistas determinaram que não se tratava de quaquer mamífero marinho. Tratava-se, antes, de um tubarão-frade, a segunda maior espécie de tubarão no Planeta.

LEIA AGORA
Camilla compara Príncipe Carlos a uma «cabra de montanha»

Impala Instagram


RELACIONADOS