Apenas dez países têm igualdade de direitos entre homens e mulheres
Dos dez países do Mundo em que a proteção legal confere igualdade entre homens e mulheres apenas um não pertence à Europa.
Existem apenas dez países no mundo que oferecem proteção legal total às mulheres, de acordo com o relatório Women, Business and the Law 2021, publicado pelo Banco Mundial. Bélgica, França, Dinamarca, Letónia, Luxemburgo, Suécia, Canadá, Islândia, Portugal e Irlanda foram os únicos que ofereceram plena igualdade de direitos entre homens e mulheres, pelo menos do ponto de vista legal. Só 94 países dos 194 do Mundo obtiveram 80% ou mais, mesmo assim acima dos 87 em 2020. A Arábia Saudita, que ficou em último lugar em 2019, melhorou sua pontuação principalmente após as novas leis implementadas no país e agora ocupa o 91.º lugar com 80%. O último lugar no ranking de 2020 foi para o Iémen (26,9%), abaixo do Kuwait (28,8%) e do Sudão (29,4%).
Estados Unidos abaixo de Peru e Albânia na igualdade de direitos entre homens e mulheres*
Os Estados Unidos da América alcançaram 91,3%, abaixo de países como Peru e Albânia. Perderam pontos por causa da falta de leis que garantam salários iguais e pensões iguais, bem como por causa de leis notoriamente ruins em torno da licença parental. Japão e Coreia do Sul ficaram com aproximadamente 82% e 85%, respectivamente, perdendo a maioria dos pontos para a qualidade das leis sobre igualdade de remuneração e empreendedorismo. O Japão também alcançou apenas 50% da pontuação para igualdade no local de trabalho, que analisa as áreas de contratação igualitária, discriminação no local de trabalho e assédio sexual.
* O índice do Relatório Women, Business and the Law avalia a igualdade de direitos no que concerne a liberdade de movimentos, trabalho e salários, casamento e educação de filhos, presidência de empresas, gestão de ativos e pensões de reforma.
Siga a Impala no Instagram