Por que são mais ferozes os cães de raça pequena?

Os cães de raça pequena apresentam por norma comportamentos mais instáveis. Conheça os motivos que os tornam mais ferozes.

Por que são mais ferozes os cães de raça pequena?

Os cães de raça pequena são, por norma, mais ferozes e mal-dispostos do que de maior porte. Ainda que raças maiores, como a temida pitbull, estarem sob a obrigatoriedade, por lei, de passarem por treino comportamental e de sociabilização, os chiuauas ou os pinschers são os que na verdade são mais agressivos.

Vários estudos científicos indicam que o humor mais instável característico das raças menores resulta de uma combinação de motivos e a associação genética entre a ferocidade e o crescimento do animal, por exemplo, é um deles. Por outro lado, a evolução revela que os cães pequenos passaram por processos seletivos intencionais para adquirir temperamento mais feroz.

Através de análises genéticas em dezenas de espécies de cães, foi possível determinar a presença de diversas formas de alucinogénio nas raças mais pequenas, tornando-os mais ansiosos e medrosos – e portanto mais reativos. Além disso, os cientistas descobriram correlação entre o tamanho do animal e a ativação desses genes da agressividade. Por isso, os animais de porte inferior tendem a ter maior expressão de genes relacionados com o medo e a ansiedade. Estes genes atuam na amígdala e no sistema nervoso central, produzindo proteínas relacionadas com o mecanismo do medo e da ansiedade.

Seleção natural e intervenção humana tornaram os cães de raça pequena mais ferozes

Os cães sofreram um longo processo de domesticação, havendo evidências da associação entre caninos e humanos desde há pelo menos 40 mil anos. Desta forma, a seleção artificial também exerce um papel indiscutível no comportamento dos caninos. O menosprezo pela agressividade dos cães de menor porte deve-se ao tipo de ferimento que pode causar: muito menos grave… A dentada de um cão grande, como um rottweiler, é sempre mais temível e suscetível de ferimentos graves ou até a morte. Por este motivo, os cães grandes maiores foram selecionados de acordo com a docilidade, o que não ocorreu nos menores.

Para lá da seleção artificial, a natural também moldou o comportamento das raças de porte mais pequeno. Um animal menor tem muito mais motivos para sentir ansiedade e medo, uma vez que o seu tamanho o impede de uma defesa mais eficiente. Portanto, a população de raças pequenas, que não agia de acordo com uma maior ferocidade, acabou por diminuir naturalmente. São essencialmente estas a razões por que são mais ferozes os cães de raça pequena: a ansiedade e o medo fazem parte dos seus genes, muito graças à intervenção dos humanos.

LEIA AGORA
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão
Alguma vez viu um cão com uma fita amarela amarrada na zona da coleira ou na trela? Este pormenor pode ser uma informação preciosa. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS