Como a ajuda à Ucrânia é diferente de acordo com o PIB de cada país
Em termos relativos, nem Estados Unidos da América, nem União Europeia se esforçaram tanto economicamente para ajudar a Ucrânia no esforço humanitário e de defesa contra a invasão russa. Saiba qual o país que mais ajudou os ucranianos.
Embora não tenham intervindo diretamente na guerra na Ucrânia até agora, países da Europa e da América do Norte têm contribuído para a defesa daquele país de leste por intermédio de ajuda financeira, humanitária e militar. Em termos absolutos, o maior apoiante até 23 de abril tinham sido os Estados Unidos da América, com um total de 10,3 mil milhões de euros divididos 4,5 mil milhões de euros de ajuda humanitária, 4 mil milhões em ajuda militar e 1,8 mil milhões em ajuda financeira.
Para ler depois
O estado da liberdade de imprensa em todo o mundo
Vários países caíram para a pior categoria do Índice Mundial de Liberdade de Imprensa – situação gravíssima – pelos Repórteres Sem Fronteiras. A Rússia é um desses casos (… continue a ler aqui)
Como mostra o gráfico no final do artigo, consultando dados do Kiel Institute for the World Economy, quando se trata do compromisso de um país em termos relativos, os EUA não chegaram perto da Estónia nos primeiros meses da guerra – já que a sua contribuição de 222 milhões equivale a 0,8% do PIB do país. A contribuição financeira dos Estados Unidos da América, até àquela data, era equivalente a apenas 0,05% da sua produção económica. As ajudas indiretas enviadas por países como Alemanha, França e Itália via UE não tomadas em consideração para estas avaliações individuais. A fonte afirma que as instituições da União Europeia (Comissão e Conselho) contribuíram com 2,2 mil milhões de euros.
Statista
Siga a Impala no Instagram