Estas são as raças de cães mais burras
Os cães são os melhores amigos do Homem. Mas sabe quais são as raças menos inteligentes? E as mais?
Um grupo de cientistas da Universidade da Helsínquia, capital da Finlândia, procurou responder à pergunta: qual é a raça de cães mais burra? E a mais inteligente? Assim, reuniram mil cães de 13 raças – Border Collie, Malinois Belga, Cocker Spaniel Inglês, Pastor Alemão, Golden Retriever, Labrador Retriever e “raça mista” – e colocaram-nos à prova. No total, foram dez desafios – smartDOG – que avaliou parâmetros como: nível de atividade, comportamento exploratório, controlo inibitório, capacidade de resolução de problemas, raciocínio lógico e memória de curto prazo. O estudo decorreu entre março de 2016 e fevereiro de 2022 e foi publicado na semana passada na revista Scientific Reports.
Num dos testes, que mede a cognição social, o dono é instruído a gesticular em direção a uma tigela com comida com recurso a vários gestos, desde apontar a um simples olhar para ver se o cão entendia as dicas. Noutro, um teste de raciocínio lógico, o animal vê duas tigelas viradas para baixo e uma guloseima. Era então colocada um objeto entre o cão e as tigelas. Depois, o homem tapava o doce com uma das tigelas e levantava a outra, para mostrar que estava vazia. Se o animal percebesse que o doce estava na outra tigela, tinha direito ao biscoito.
Os vencedores e os derrotados
Os resultados do estudo descobriram que a raça Malinois Belga é, na verdade, o cão mais inteligente. Katriina Tiira, a líder do estudo, explicou que “o malinois belga destacou-se em muitas das tarefas cognitivas, tendo resultados muito bons na maioria dos testes”. Os Border Collies ficaram em segundo lugar com 26 pontos. A raça alemã Hovawart fechou o pódio com apenas menos um ponto. O estudo descobriu que a raça Galgo Afegão é a menos inteligente quando se trata de entender e obedecer. A raça Basenji, Bulldog e Chow Chow fecham o top-4. Ainda assim, os investigadores advertem que estes resultados podem ser fruto da experiência de vida de cada animal e não estarem diretamente relacionados com a raça.
Fotos: Shutterstock
Para ler depois
Cadela abandonada no aeroporto por dono não ter caixa transportadora
Bigsen Charles, o dono, garante ter pago tarifa pela viagem do animal e pensou que seria o necessário para poderem viajar juntos. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram