Gasolina em Portugal é a 19.º mais cara do mundo

A invasão russa da Ucrânia fez disparar o preço dos combustíveis, que já antes eram mais caros na Europa do que no resto do mundo, com escassas exceções, com Portugal a ser o 19.º país que mais cobra pela gasolina.

Gasolina em Portugal é a 19.º mais cara do mundo

A invasão russa da Ucrânia elevou os preços do petróleo e de outros bens essenciais em muitos países, com os preços da gasolina a tornarem-se num tópico de discussão em todo o mundo. No entanto, como os impostos representam grande parte do preço dos combustíveis na maioria dos países industrializados, os que tributam a gasolina a taxas mais baixas terão preços mais baixos comparativamente aos restantes. Um exemplo disso são os Estados Unidos.

Para ler depois
Como a ajuda à Ucrânia é diferente de acordo com o PIB de cada país
Em termos relativos, nem Estados Unidos da América, nem União Europeia se esforçaram tanto economicamente para ajudar a Ucrânia no esforço humanitário e de defesa contra a invasão russa. Saiba qual o país que mais ajudou os ucranianos (… continue a ler aqui)

Mesmo com um preço médio da gasolina de cerca de 1,075 euros por litro, os norte-americanos ainda estão a pagar muito menos para abastecer os carros do que em muitos outros países industrializados, incluindo economias altamente dependentes de transporte, como Brasil, Austrália ou África do Sul. De acordo com o site Global Petrol Prices, as três nações já pagavam entre 1,19 e 1,35 euros por litro, ainda assim muito abaixo dos 1,878 cobrados em Portugal, 19.º país do mundo com o combustível mais caro, atrás da Suíça, por exemplo, que cobra praticamente o mesmo preço por litro de gasolina de 95 octanas.

A Europa tem alguns dos preços da gasolina mais altos do mundo. A maior parte da Europa Ocidental cobrava cerca de 1,5 euros por litro de gasolina em 2 de maio, com alguns dos preços mais altos a serem cobrados na Islândia, Finlândia, Grécia, Dinamarca, Noruega e Portugal (1,878 euros). A Alemanha foi a economia europeia mais cara em termos de preços da gasolina mais recentemente, já que a gasolina estava a ser comercializada a 1,99. A Noruega é uma exceção entre os países produtores de petróleo, pois tributa a gasolina com um prémio. O país baseia grande parte da sua riqueza no petróleo, mas há muitos anos que segue um plano para tornar a sua própria economia independente do combustível fóssil.

Produtores de petróleo que cobram menos por gasolina do que por água engarrafada

Outros produtores de petróleo seguiram o caminho oposto, oferecendo gasolina aos seus cidadãos por valores inferiores aos do preço da água engarrafada. Os exemplos mais drásticos disso são Venezuela, Líbia e Irão, onde a gasolina custa apenas alguns cêntimos por litro.

O litro de gasolina mais caro do ranking, no entanto, era cobrado em Hong Kong –  2,71 euros –, o que normalmente faria com que o abastecimento de um carro pequeno quebrasse a barreira dos 100 euros. A Ásia Oriental foi a parte mais cara do mundo para a gasolina, depois da Europa, com preços altos na Índia, China, Coreia do Sul e Tailândia – todos grandes consumidores de petróleo, mas não produtores. Os bolsos fundos também são necessários em alguns países onde estruturas governamentais ou comerciais fracas levaram a um aumento nos preços, como na República Centro-Africana.

As regiões do mundo com preços de gasolina mais baratos incluíam o norte de África e o Médio Oriente, bem como Ásia Central e Rússia. Na Argélia, por exemplo, a gasolina custa apenas cerca de 3 cêntimos por litro, enquanto na Rússia o preço era de aproximadamente 67 cêntimos.

Infographic: How Gas Prices Compare Around the World | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS