Maior estação de energia solar térmica do mundo capaz de alimentar cinco ‘Lisboas’

O Complexo Solar Noor Ouarzazate, em Marrocos, é a maior central de energia solar do mundo, produz eletricidade para alimentar cinco cidades como Lisboa e poupa mais de 837 mil toneladas de emissões de carbono por ano.

O Complexo Solar Noor Ouarzazate, situada em Marrocos, aproveita a energia solar para gerar 510 megawatts (MW) de energia com recurso a tecnologia térmica solar. Centrais solares térmicas como esta funcionam de forma diferente das fotovoltaicas, mais mas menos eficazes. Enquanto os painéis fotovoltaicos convertem a luz diretamente em eletricidade, as instalações solares térmicas concentram e armazenam o calor da luz solar. Este calor é depois usado para criar o vapor que aciona turbinas de geração de energia.

Noor Ouarzazate produz energia elétrica para alimentar cinco vezes a cidade de Lisboa

Ouarzazate compreende três instalações solares térmicas – Noor I, II e III – e ainda outra, mais pequena, a Noor IV, que usa painéis fotovoltaicos. Noor I e II utilizam espelhos parabólicos, enquanto Noor III emprega espelhos direcionáveis – heliostatos – para focar a luz numa torre central. A energia resultante é armazenada em reservatórios de sal fundido, cujo calor é extraído para produzir energia durante a noite e em dias nublados.

LEIA DEPOIS
Preço dos combustíveis em Portugal mais alto do que em França e na Alemanha

A central, a maior do mundo, pode produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade cinco vezes maior do que Lisboa e economiza 837.750 toneladas de emissões de carbono. O complexo foi construído pelo consórcio formado pelas elétricas ACWA Power (da Arábia Saudita), SENER (de Espanha) e SEPCO (da China).

Impala Instagram


RELACIONADOS