Médico especialista tira dúvidas sobre doença da raiva em humanos
A raiva é uma doença viral, transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. O médico Tasso Carvalho explicou como a doença age no corpo, quais são os seus sintomas e formas de transmissão.
“A doença [raiva humana] caracteriza-se como uma encefalite progressiva aguda e letal, que apresenta dois grupos básicos de transmissão: o urbano e o rural. O urbano ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o rural, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas”, explica o médico especialista médico Tasso Carvalho. De acordo com este profissional de saúde, os principais sintomas são “mal-estar geral, febre, perda do apetite, dor de cabeça, náuseas, dor de garganta e irritabilidade”. Numa fase mais avançada, “pode causar delírios, espasmos musculares involuntários e convulsões”.
Para ler depois
Como Zelensky está a vencer a guerra da propaganda contra a Rússia
Apesar de praticamente só ouvirmos falar na máquina de propaganda de Vladimir Putin, também a Ucrânia tem as suas armas na guerra da informação. Saiba como Volodymyr Zelensky está a vencer esta guerra da informação contra a Rússia (… continue a ler aqui)
De acordo com o especialista, todos os mamíferos “são suscetíveis ao vírus da raiva” e, portanto, “podem transmiti-la”, existindo mesmo “casos documentados de transmissão entre humanos”. Por fim, Tasso afirma que a doença “pode ser fatal”. “A progressão da doença pode ser fatal por causa do caráter progressivo do acometimento neurológico, inicialmente periférico, e que evolui para o sistema nervoso central. Nesta fase, causa uma difusa inflamação do parênquima cerebral, chamada encefalite – fase fatal em 100% dos casos.”
Siga a Impala no Instagram