Só Portugal e países de Leste têm menos de 3 médicos por mil habitantes

Áustria e Noruega têm o maior número de médicos per capita da Europa. Portugal e a larga maioria dos países de Leste têm o menor número de clínicos por 1.000 habitantes.

Só Portugal e países de Leste têm menos de 3 médicos por mil habitantes

A Áustria e a Noruega têm o maior número de médicos per capita. Por outro lado, Portugal e grande parte do Leste europeu são os países com menos médicos. A Polónia está em último neste ranking.

Para ler depois
Ordem dos Médicos “chumba” criação de especialidade de urgência
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) chumba criação da especialidade de Medicina de Urgência, um processo que está por agora encerrado, confirmou o bastonário Miguel Guimarães (… continue a ler aqui)

Independentemente do número de clínicos ser maior ou menor, está por verificar se isso influencia a qualidade do sistema de saúde, por inexistência de métricas ou índices para pontuar adequadamente os vários sistemas de saúde. Há, contudo, duas fontes que podem ser usadas como referência. Um documento da OMS sobre a eficiência dos sistemas de saúde e o Numbeo Health Care Index.

Médicos por 1.000 habitantes na Europa
Os países com pontuação mais baixa são Irlanda, Hungria, Letónia, Polônia e Rússia, todos abaixo e 3, tal como Portugal

Tendo por base estes indicadores, França, Espanha, Itália, Dinamarca e Áustria serão países com os melhores sistemas de saúde. França está no topo de ambos os rankings e no entanto tem um dos menores números de médicos por 1.000 habitantes. Espanha, Dinamarca e Itália têm um número semelhante. A Áustria tem o número mais alto da Europa.

Os países com pontuação mais baixa são Irlanda, Hungria, Letónia, Polônia e Rússia, todos abaixo e 3, tal como Portugal. Com base portanto nestes dois índices, não parece haver forte ligação entre número de médicos praticantes por 1.000 habitantes e a qualidade do sistema de saúde. Naturalmente, a qualidade do sistema é determinada por muito mais do que apenas o número de médicos. No entanto, para fazer uma comparação confiável, seria necessário um índice muito mais confiável, que medisse a qualidade do sistema de cada país. Esse índice ainda não existe.

Impala Instagram


RELACIONADOS