Surto psicótico: conheça a condição que terá levado mãe a matar filho à facada
Neste artigo explicamos-lhe o que é e quais os principais sintomas de um surto psicótico, condição que terá estado na origem do brutal homicídio de Isaac, a criança de dois anos morta à facada pela própria mãe.
Luana Silva matou o filho Isaac, de dois anos, à facada. Depois, gritou a alto e bom som “matei o diabo. O diabo estava mesmo ali. Satanás! Satanás”. Ao que tudo indica, tudo terá tido origem num surto psicótico. Este trata-se de “uma alteração temporária do estado mental em que podem ocorrer sintomas como confusão, alucinações ou delírios. Nos casos mais graves, pode ainda haver agitação e agressividade, que podem colocar a vida da pessoa em risco. Geralmente, o surto psicótico é causado por doenças psiquiátricas, como esquizofrenia ou transtornos psicóticos. No entanto, também pode ocorrer devido outras doenças, como infecções ou hipertireoidismo, ou uso de drogas“, aponta o site tuasaúde.
Os principais sintomas do surto psicótico
Agitação, inquietação e/ou agressividade;
Tristeza profunda e/ou choro excessivo sem motivo aparente;
Pensar que está a ser perseguido, observado ou ouvido;
Achar que é capaz de fazer coisas fisicamente impossíveis;
Ver, ouvir ou sentir coisas que não existem;
Discurso sem sentido ou coerência.
Se estiver a experienciar algum destes sintomas, poderá contactar os números 213 544 545, 912 802 669, 963 524 660 (SOS Voz Amiga), 808 237 327, 210 027 159 (Conversa Amiga).
Foto: Shutterstock
Filósofo aponta 10 dicas para não entrar em depressão
A depressão ainda é pouco compreendida pela sociedade, embora Portugal seja o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças mentais. O filósofo e investigador Fabiano de Abreu define a importância de se perceber e tratar esta doença. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram