5 dicas de um especialista para prevenir dores nas articulações

“A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e qualidade de vida. Mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”, diz especialista.

5 dicas de um especialista para prevenir dores nas articulações

A dor tem tanto aspetos físicos quanto mentais, destaca o ortopedista especialista em tratamentos de dor Luiz Felipe Carvalho. As dores nas articulações, afetam significativamente a qualidade de vida do portador, limitando atividades diárias, afetando a mobilidade, o sono e aspetos emocionais. Dores articulares – como a artrite – restringem movimentos, gerando desconforto constante e interferindo nas tarefas quotidianas.

Para ler depois
Macacos não esquecem os amigos mesmo passados 25 anos

A limitação funcional reduz a independência e o desempenho, causando ansiedade e isolamento social. O tratamento adequado, incluindo exercícios, medicação e terapias, é essencial para aliviar as dores. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde perante condições que causam dor, afirma o médico ortopedista e especialista em tratamentos de dor Luiz Felipe Carvalho.

“A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e a qualidade de vida. E, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo.”

Como surgem as dores nas articulações?

“A dor pode surgir de inúmeros fatores, mas sempre ligada a aspetos físicos – lesões, doenças ou outras condições – e mentais: a perceção da dor. Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, destaca Luiz Felipe Carvalho.

5 dicas para prevenir dores nas articulações

1. Exercícios físicos regulares

“Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer os músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas, isto ajuda a fornecer um maior suporte a local.”

2. Boa postura

“Ao sentar, levantar ou ao carregar pesos, procure manter uma postura adequada para reduzir a pressão nas articulações, especialmente da coluna e dos joelhos.”

3. Evite movimentos repetitivos

“Movimentos repetitivos, como digitar, costurar, escrever, etc., pode gerar lesões. Por isso, faça pausas e alterne atividades para evitar o desgaste excessivo das articulações.”

4. Proteção em atividades físicas

“Use equipamentos de proteção, como joelheiras ou cotoveleiras, ao praticar desportos que possam causar impacto nas articulações.”

5. Consulte um profissional

“Realizar um bom acompanhamento e check-ups periódicos, principalmente quando possui condições preexistentes, permite tratar as dores desde o princípio e evitar que elas evoluam”, destaca Luiz Felipe Carvalho.

Impala Instagram


RELACIONADOS