Dia Mundial da Menopausa. São estes os sete sintomas mais comuns
A menopausa ocorre quando o período menstrual da mulher cessa, o que acontece porque o ovário deixa de produzir as hormonas estrogénio e progesterona.
A menopausa ocorre quando o período menstrual da mulher cessa, o que acontece porque o ovário deixa de produzir as hormonas estrogénio e progesterona. A partir dessa altura, a mulher já não pode engravidar. A idade média é aos 51 anos, mas pode ocorrer alguns anos mais cedo ou alguns anos mais tarde.
LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para este sábado, 19 de outubro
A perimenopausa é a fase que antecede a menopausa e caracteriza-se pela irregularidade dos períodos menstruais. Só depois de 12 meses de ausência de períodos menstruais é que se considera que a mulher entrou em menopausa.
As mulheres não são todas iguais
A menopausa afeta cada mulher de forma diferente. Algumas podem sentir várias queixas, enquanto outras não apresentam nenhum sintoma. A transição para a menopausa implica mudanças nos níveis das hormonas estrogénio e progesterona, o que, por sua vez, pode levar ao aparecimento de sintomas que podem permanecer durante meses ou anos depois de o período menstrual ter cessado.
Sete sintomas mais comuns da menopausa
Períodos menstruais irregulares: A menstruação pode não surgir todos os meses, pode durar mais ou menos dias do que é usual e a quantidade da hemorragia pode ser maior ou menor.
Afrontamentos: Consistem numa sensação súbita de calor no rosto e no pescoço mas que, em alguns casos, pode afetar todo o corpo. Os afrontamentos podem fazer-se acompanhar de transpiração abundante e arrepios de frio. Saiba tudo aqui.
LEIA MAIS
Saiba que alimento os portugueses mais evitaram no último ano
Sexo. Atividades a dois para aquecer as suas noites de outono
Siga a Impala no Instagram