Exclusivo: Helena Isabel revela já ter sido assediada
A atriz Helena Isabel comenta os últimos casos que chegaram à comunicação social e dá o seu testemunho
Estreou-se como atriz aos 17 anos numa peça intitulada Os Direitos da Mulher e hoje, aos 65, Helena Isabel confessa: «Já fui assediada, todas as atrizes sentem isso quando são jovens».
O problema do assédio sexual um dos temas da atualidade e é de forma quase diária que várias mulheres (e cada vez mais homens) vêm a público falar sobre um episódio de abuso.
«Acho que estamos a cair no erro de tornar isto num exagero. É verdade que há assédio, aqui também há, sempre houve… Quando eu era nova já havia», diz-nos Helena Isabel.
«O que me parece é que nos Estados Unidos, neste momento, toda a gente quer aparecer para dizer que foi assediada. Começa a ser um bocado difícil separar o trigo do joio. Não vamos chegar ao exagero de um homem não poder dar um piropo a uma mulher que é logo considerado assédio», avança a mãe de Agir, que diz ainda já ter sido assediada, sem querer entrar em pormenores.
«Nunca foi violentada nem violada, mas já fui assediada, claro que sim».
Mas vamos aos números
De acordo com as Nações Unidas, mais de 35% das mulheres (em todo o mundo) já se viram numa situação de violência física ou sexual e 120 milhões de raparigas foram vítimas de relações sexuais forçadas.
Em dado relativos à Europa, na Dinamarca, 52% das mulheres ouvidas disseram já terem passado por estas situações de violência. Na Finlândia (47%), na Suécia (46%) e na Holanda (45%). A França e o Reino Unido têm valores de 44%.
No Brasil, os dados são ainda mais tristes. 86% das mulheres afirmam já terem sido confrontadas com violência e assédio sexual em público. 84% diz que o abuso partiu de forças policiais.
Veja mais notícias em destaque:
Siga a Impala no Instagram