Afeganistão Desesperada, atleta afegã faz apelo para ir aos Jogos Paralímpicos: “Ajudem-me”
Jogos Paralímpicos de 2020, que só se realizam neste ano devido à pandemia da covid-19, começam no dia 24 de agosto, em Tóquio. Zakia Khudadadi, atleta afegã de 23 anos, está impedida de sair de Cabul.
Zakia Khudadadi, atleta paralímpica afegã, de 23 anos, está a emocionar o mundo com o apelo que fez recentemente. Face à atual situação vivida no Afeganistão – o grupo extremista islâmico Talibã invadiu grandes cidades e agora controla a maior parte do país -, a jovem está proibida sair de Cabul (a capital) para cumprir o sonho de se tornar a primeira mulher afegã a competir em Jogos Paralímpicos. A competição começa no próximo dia 24 de agosto, em Tóquio, no Japão.
“Tenho sofrido muito”
“Peço-vos, uma mulher afegã e como representante das mulheres afegãs, que me ajudem. A minha intenção é participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, por favor, ajudem-me. Tenho sofrido muito, não quero que minha luta seja em vão e sem resultados. Agarrem a minha mão e ajudem-me”, começa por dizer, desesperada, a desportista, através de um vídeo fornecido à agência Reuters pelo chefe do Comité Paralímpico do Afeganistão Arian Sadiqi, que está em Londres. O próprio iria viajar para o Japão ao longo da passada segunda-feira, enquanto que os atletas deveriam chegar neste dia 17.
Siga a Impala no Instagram