Camilo Mortágua Pai de Joana e Mariana Mortágua morreu aos 90 anos

Camilo Mortágua é considerado uma das figuras mais marcantes na luta contra o fascismo e a ditadura.

Camilo Mortágua, pai de Joana e Mariana Mortágua, deputadas do Bloco de Esquerda, morreu esta sexta-feira, 1 de novembro. A notícia foi confirmada pela família, que enviou um comunicado ao site Lusa. O político antifascista tinha 90 anos de idade.

“A família informa que Camilo Mortágua morreu esta madrugada, dia 1 de Novembro, aos 90 anos. Partilhamos com os muito amigos e companheiros que se cruzaram com Camilo Mortágua a alegria de termos testemunhado uma vida de convicções, de compromisso com a liberdade e com a solidariedade”, pode ler-se.

O velório já tem data marcada e irá decorrer ainda hoje, às 17h30, na Casa Mortuária de Alvito (Rua da Misericórdia). O funeral está agendado para o dia seguinte, sábado, dia 2 de novembro, às 11h, “partindo da casa mortuária para o cemitério de Alvito (distrito de Beja)”, segundo o Público.

Ambas filhas prestaram homenagem ao pai nas redes sociais. “Há nomes tão fortes que a morte só leva emprestado. Camilo Mortágua é um deles”, escreveu Joana Mortágua acerca do progenitor, que se tornou numa das figuras mais marcantes na luta contra a ditadura do Estado Novo.

Leia mais: Mariana Mortágua – Revelados novos detalhes sobre o casamento da deputada do Bloco de Esquerda

Texto: Luís Sigorro; Fotos: RTP/Impala/Redes Sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS